Autarquia comemora Dia Municipal para a Igualdade

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o Dia Municipal para a Igualdade, celebrado a dia 24 de outubro, com a exibição da peça de teatro “Mariana num Mundo Igual” e a criação de um mural de graffiter.

Inserido no projeto “Inquietude por Mariana Monteiro”, a peça de teatro realizou-se na Escola Secundária Santa Maria de Sintra, e resultou do trabalho desenvolvido pela empresa Betweien, em parceria com a atriz Mariana Monteiro, apresentadora e Champion da Igualdade de Género pelas Nações Unidas.

Este espetáculo, de uma forma divertida, didática e interativa, pretendeu alertar e sensibilizar as crianças a adotar comportamentos não discriminatórios no seu quotidiano e contou com a presença da atriz, que num pequeno debate, interagiu no final do espetáculo com os alunos. Nesta iniciativa participaram 160 crianças com idades entre os 5 e os 10 anos das Escolas Básicas do Linhó e de Colares.

O mural, da autoria do graffiter SalDoceArte, está ainda a ser elaborado, na Rua Infante Dom Henriques, no Bairro 1.º de Maio em Monte Abraão, e conta com a participação dos jovens do Projeto Raízes, sediado naquele bairro. Atendendo a que estes espaços residenciais necessitam por vezes de referencias identitárias e do desenvolvimento de laços de pertença ao território, esta obra de arte é uma iniciativa que visa contribuir para infletir a exclusão social muitas vezes sentida.