SMAS de Sintra investem 22 milhões de euros em São João das Lampas e Terrugem
No âmbito das Presidências Abertas efetuadas pelas freguesias do concelho, Basílio Horta visitou esta segunda-feira a União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, onde foi apresentado um plano de investimentos globais do SMAS de Sintra no valor de 22 milhões de euros.
Basílio Horta salientou que “o maior investimento dos SMAS é nesta freguesia, porque é aqui que é mais necessário, é um território muito vasto, são 87 km quadrados e esta é a continuidade da estratégia da autarquia de investimento na melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgotos no concelho”.
Está em curso a empreitada de construção do sistema de saneamento de Alvarinhos, Areias, Barreira, São Miguel e Funchal - Subsistema de Barreira, São Miguel e Funchal, no valor de 1 milhão e 100 mil euros e que abrangerá cerca de 250 habitantes.
Pretende-se com esta presente empreitada a construção de rede de drenagem de águas residuais domésticas; rede de drenagem de águas pluviais; remodelação da rede de abastecimento de água; substituir todos os ramais domiciliários existentes e construir a estação hidropressora em Barreira, para regularizar a pressão na rede de abastecimento do Funchal.
Em curso encontra-se também a construção da ETAR de Godigana, no valor de 394 mil euros.
A construção do sistema de Cabrela, Casais de Cabrela, Silva e Faião, com a remodelação da rede de águas e execução da rede de águas residuais domésticas no valor de 1 milhão e 600 mil euros, inicia-se brevemente, aguardando o visto do Tribunal de Contas.
As obras em curso totalizam 3 milhões e 88 mil euros.
Nas empreitadas a lançar ainda em 2019 está a construção do subsistema de Alvarinhos e Areias (execução da rede de águas residuais domésticas, execução da rede de águas pluviais e remodelação da rede de água) no valor 2 milhões e 255 mil euros e a remodelação do reservatório da Amoreira e prolongamento da conduta DN200 Amoreira / Odrinhas, no valor de 261 mil euros.
As empreitadas a lançar em anos futuros numa 1ª fase são a construção da rede de águas residuais domésticas de Assafora, construção da ETAR e EEARD de Cabrela, remodelação da rede de distribuição entre o reservatório da Amoreira e a Assafora, execução da rede de águas residuais domésticas e remodelação da rede de água na Aldeia Galega e Odrinhas, construção de ETAR de Alvarinhos e Areias e remodelação do reservatório da Terrugem, no valor total de 4 milhões e 641 mil euros.
Os investimentos para anos futuros (2ª fase) são rede de águas residuais domésticas, rede de água e estação elevatória em Alfaquiques, Ribeiro de Rio de Cões, Codiceira e Sacário; redes de esgotos e remodelação das redes de água em Catribana, Fachada e Chilreira e remodelação da rede de abastecimento de água e construção de rede de águas residuais em Seixal, Arneiro da Arreganha, Moucheira e Pêro Leite, com um valor de 7 milhões e 612 mil euros.
As obras já concluídas são a ETAR de Almorquim, o Emissário do Magoito – Ramo Magoito, a amapliação da ETAR de Vila Verde, a remodelação da ETAR do Magoito, a remodelação da rede de águas de Godigana e Carne Assada e a instalação de condutas e coletor em Cabrela e Godigana, totalizando um investimento total nos últimos quatro anos de 4 milhões e 386 mil euros.
Assim, na União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem foi apresentado o plano de investimentos que totaliza 22 milhões e 246 mil euros.