Autarquia investe mais de 600 mil euros em escolas do concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou em reunião de câmara, realizada esta terça-feira, a reabilitação e requalificação de dez escolas do concelho, num investimento em mais de 600 mil euros.

O plano de intervenção para as Escolas Básicas de Agualva 3, Colaride, S. Marcos, Casal do Cotão, e Jardins de Infância da Nossa Senhora da Anunciação, da Anta e da Serra da Silveira, passa pela conservação e beneficiação dos edifícios, com pinturas e impermeabilizações. No valor de 300 mil euros e prazo de execução de 120 dias, esta empreitada pretende inverter a trajetória de décadas sem conservação de forma a garantir boas condições de funcionamento e devolver aos edifícios as suas características originais.

Com investimento de cerca de 330 mil euros e prazo de execução de 150 dias, as Escolas do Cacém 1, da Ribeiro de Carvalho, de Agualva 3 e da Quinta da Fidalga, vão ser alvo de intervenção com a criação de campos de jogos e recreio, colocação de telheiros de ensombramento, pavimentação e de drenagem pluvial.

“Investir nas escolas é investir na educação. E investir na educação é uma das formas de construir o nosso futuro coletivo”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

Este investimento insere-se no Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra, apresentado em 2018, que prevê a intervenção em 98 escolas, abrangendo mais de 30 mil alunos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros, dos quais 3,250 milhões de fundos comunitários.