Sintra vai plantar mais de 5 mil árvores até 2024

A Câmara Municipal de Sintra tem prevista a plantação de mais de 5000 árvores até ao final de 2023.

A autarquia de Sintra tem apostado na conservação do património arbóreo existente no concelho, bem como na seleção adequada de espécies para contexto urbano, tendo em conta o seu porte em estado adulto e o extenso desenvolvimento do sistema radicular que frequentemente entram em conflito com as edificações, iluminação pública, estradas, sinalética e infraestruturas subterrâneas.

O Plano de Arborização para 2023 abrange as onze freguesias de Sintra e respeita o potencial estético, ambiental e paisagístico da implantação das diversas espécies arbóreas como elementos da paisagem urbana, promovendo a amenização climática, a melhoria da qualidade do ar, a manutenção da permeabilidade do solo, e a contribuição em larga escala para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Em adição à plantação de novas árvores, decorrem em muitos casos empreitadas de requalificação do espaço público que contemplam a plantação de outras espécies arbóreas e alvéolos florestais ou até a substituição de algumas árvores, sempre que as mesmas manifestem um problema de estabilidade ou risco para os utilizadores da via pública.

Veja AQUI o Plano de Arborização para 2023.