Sintra vai baixar IMI em 2016

presidente cms

Foi aprovada em reunião de câmara realizada esta terça-feira, a proposta de fixação da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de descida de 2 pontos, para todos os munícipes de Sintra.

O presidente da autarquia, Basílio Horta explica “que nesta altura a Câmara Municipal de Sintra pode devolver dinheiro aos munícipes sem prejudicar as receitas da autarquia, mantendo as verbas para obras públicas e solidariedade social” e salienta “com esta proposta todas as pessoas são beneficiadas, é um critério de justiça social” tratando-se assim “de um desagravamento sucessivo e sustentável.”

O IMI familiar teria custado aos cofres municipais cerca de 1 milhão e 80 mil euros, mas a proposta que vai ser aprovada em Assembleia Municipal, irá custar cerca de 2 milhões e 700 mil de euros.

A taxa atual do IMI no município é de 0,39 e passará a ser de 0,37 o que colocará Sintra entre os quatro concelhos da Área Metropolitana de Lisboa com a taxa mais baixas.

A decisão de descer o IMI surge também devido às reformas efetuadas nos últimos dois anos na Câmara que permitiram uma poupança na despesa corrente na ordem dos 25 milhões de euros.