Sintra reforça apoio a associações juvenis do concelho

A Câmara Municipal de Sintra apoia doze associações juvenis e dois grupos informais de jovens do concelho, com o montante de 135 mil euros, em resultado das candidaturas apresentadas ao Programa Iniciativa Jovem Sintra.

Esta atribuição financeira, aprovada em reunião de executivo, tem como o objetivo apoiar ideias e projetos dirigidos a jovens.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, este investimento “funciona como estimulo para iniciativas que fortaleçam o ativismo e o associativismo jovem, fomentando o envolvimento dos jovens na comunidade”.

As doze candidaturas aprovadas foram apresentadas pelas seguintes associações: Guias de Portugal, Escoteiros de Portugal, Pangue D’Ami, Juvenil Ponte, The One Zion, Unidigrazz, Claraboia, Corpo Nacional de Escutas, Dínamo, Grow uP Gaming, Narrativa Aleatória e Unidos pela Televisão.

Foi ainda aprovada a contribuição financeira a dois grupos informais de jovens, integrados no plano de atividades das Associações Dínamo e Pangue D’Ami.

O Iniciativa Jovem Sintra aposta na concretização de uma política municipal inclusiva para os jovens, promovendo uma aproximação às associações juvenis, às associações de estudantes e aos grupos informais de jovens, valorizando as suas experiências e a sua ação. Desde a sua criação, em 2020, já foram criadas cinco novas associações juvenis em Sintra.

Este programa integra a estratégia da autarquia que procura identificar e apoiar ideias e projetos de jovens, dirigidos a jovens, conhecendo as suas necessidades e interesses, assegurando a realização da política e objetivos municipais na área da juventude, designadamente no reforço ao associativismo e à autopromoção de grupos informais de jovens.