Sintra recebeu apresentação do Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, foi palco, esta segunda-feira, para a sessão de apresentação do Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável, pela TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa.

O Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS) é um abrangente exercício de planeamento, que visa criar uma mobilidade metropolitana alinhada com as necessidades da população. Este projeto para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) é conduzido pela TML.

Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, destacou que "Sintra tem registado o maior aumento no transporte de passageiros", afirmou o autarca, acrescentando que considera "este plano fundamental para colmatar a insuficiência de transportes públicos na região".

O Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável visa identificar necessidades e propor medidas para melhorar a mobilidade dos cidadãos nos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML). Contando com a colaboração ativa de todos os municípios, o projeto pretende criar soluções que respondam de forma eficiente às reais necessidades da população.

O PMMUS representa uma visão conjunta para transformar a mobilidade na região de Lisboa, com o objetivo de reunir informações para identificar os desafios de mobilidade, permitindo a criação de programas e a captação de recursos financeiros que ofereçam soluções eficazes para essas questões.

O plano tem como foco promover uma mobilidade mais eficiente, segura e sustentável, totalmente alinhada com as necessidades reais da população e do transporte de mercadorias. Integrando preocupações climáticas e energéticas, esta estratégia também aborda questões de segurança, inclusão e acessibilidade.

Saiba mais sobre o Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável, AQUI.