Sintra promoveu debate práticas artísticas e juventude no C. C. Olga Cadaval

O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu, esta terça-feira, o Encontro Nacional sobre Práticas Artísticas e Juventude, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Sintra, Chão de Oliva e Fundação Aga Khan.

O Encontro Nacional sobre Práticas Artísticas e Juventude, insere-se no Projeto PARTEJ – Práticas Artísticas para o empoderamento juvenil, e pretendeu criar um espaço de reflexão sobre práticas artísticas direcionadas e/ou lideradas pela juventude, o papel social da arte e a sua importância para o sentimento comunitário e de pertença, bem como e as dimensões de empregabilidade e de uma visão da Arte enquanto área com potencial de criação de emprego para os jovens.

Destacam-se os dois painéis sobre “Experiências artísticas com jovens na comunidade”, onde foram apresentadas reflexões sobre práticas artísticas participativas com jovens e os seus resultados e um segundo painel sobre “Práticas Artísticas: entre o hobby e o sustento”, onde se debateu a dimensão de desenvolvimento pessoal e dimensão da empregabilidade e da profissionalização das artes.

“Criação teatral participativa com jovens”, “Dinâmicas Territoriais e Espaços Institucionais: do Informal ao Formal” e “Criação musical: a dimensão de música na comunidade” foram os temas dos três workshops dirigidos a professores, educadores, artistas, jovens criadores entre outros, para partilhar ideias e identificar boas práticas para o futuro.

O encontro contou com a participação de diversos intervenientes onde foi possível partilhar testemunhos e experiências, consolidar reflexões, debater ideias, desafios com o objetivo de encontrar linhas orientadoras para o futuro.

O Projeto PARTEJ – Práticas Artísticas para o empoderamento juvenil, teve inicio em 2021 na Tapada das Mercês, e é financiado pelo PPR/OIL – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas.