Políticas de bem-estar e alterações climáticas estiveram em debate em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra recebeu, esta quarta-feira, a Conferência do EDITS sobre políticas de bem-estar e mudanças climáticas.

A conferência, que decorreu no Palácio Valenças, integra a reunião anual do EDITS – Mudanças na procura de energia induzidas por inovações tecnológicas e sociais – 2023, que está a decorrer em Lisboa de 6 a 10 novembro e que é coorganizada pelo Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), pelo Instituto de Investigação de Tecnologia Inovadora para a Terra (RITE) e pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

As reuniões anuais da rede EDITS são a base fundamental para a pesquisa colaborativa e modelagem dentro da iniciativa. Este evento é um espaço de discussão e definição de fluxos de trabalho específicos onde se promove o diálogo interdisciplinar na conceituação, análises, politicas e modelagem da procura de energia para a mitigação das mudanças climáticas e dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

A sessão que decorreu em Sintra contou com as intervenções de Ricardo Paes Mamede, Reitor da Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas, Iscte-Sintra, sobre as novas tendências em política industrial e metas climáticas e de sustentabilidade; Arnulf Grübler, Distinguished Emeritus Research Scholar e fundador do EDITS, Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), Áustria sobre os benefícios políticos das medidas de demanda energética: lições aprendidas com EDITS; o presidente do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Inovadora para a Terra (RITE) do Japão, Kenji Yamaji, apresentou as políticas no Japão rumo a futuros com baixa procura de energia. A moderação do debate ficou a cargo de Diana Ürge-Vorsatz, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O EDITS centra-se no esforço de recursos humanos e técnicos da investigação do lado da procura e do apoio político, através de uma rede de peritos e investigadores para encontrar soluções que conduzam à procura de energia e a políticas industriais que permitam atingir objetivos económicos, climáticos e de bem-estar que beneficiem Portugal e o resto mundo.