Sintra mantém investimento nas escolas do concelho

A Câmara Municipal de Sintra investe mais de 1 milhão e 900 mil euros nas escolas do concelho, possibilitando a melhoria da qualidade dos estabelecimentos de ensino para toda a comunidade escolar.

Em reunião de executivo foi aprovada a abertura de concursos públicos para a empreitada de requalificação de logradouros em escolas EB 1 (Fase III) e EB 2,3 (Fase IV) e a adjudicação das empreitadas de Requalificação de Cozinhas em Escolas EB 2,3 e requalificação de logradouros de escolas EB 2, 3 (Fase II).

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “investir no ensino público é investir no nosso futuro", referindo ainda que Sintra “assumiu como prioridade a área da educação. Era fundamental para nós salvaguardar a qualidade do serviço e segurança de toda a comunidade escolar”.

Com prazo de execução de 4 meses, a abertura de concurso público referente à empreitada de requalificação de logradouros em escolas EB 1 – Fase III, diz respeito às EB 1 Casal da Cavaleira, D. Carlos I e Fitares, e corresponde ao valor de 489 mil e 300 euros. Por sua vez, o concurso público para a requalificação de logradouros nas escolas EB 2, 3 – Fase IV irá incidir nas EB 2,3 D. Pedro IV, Colares, Galopim de Carvalho e Rainha D. Leonor, e terá um prazo de execução de 5 meses e um investimento de 823 mil e 500 euros. Pelo montante de 371 mil euros, foi adjudicada a empreitada de requalificação de logradouros escolares – Fase II, para a escola EB 2, 3 D. Carlos I, por 292 mil e 670 euros e prazo de intervenção de 4 meses.

Os trabalhos visam dar lugar à reabilitação, valorização e modernização dos logradouros escolares, com o objetivo de melhorar as suas condições de segurança e usufruto, assim como, sempre que possível, dotá-los de condições para a prática de desporto escolar, garantindo as boas condições de funcionamento das escolas.

Foi ainda adjudicada a empreitada de Requalificação de Cozinhas para as escolas EB 2,3 António Sérgio, D. Domingos Jardo e Professor Agostinho da Silva, pelo valor de 371 mil e 200 euros e prazo de concretização de 4 meses. Esta empreitada tem como objetivo a reabilitação e beneficiação das cozinhas escolares e a substituição de equipamentos obsoletos, dotando-as de melhores condições para a preparação de refeições e harmonizando-as com nas normas sanitárias em vigor.

Recorde-se que o Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra, apresentado em março de 2018, prevê a intervenção em 98 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros dos quais 3 250 milhões de fundos comunitários.