Sintra mantém aposta no desenvolvimento de competências socioemocionais nas escolas do concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a celebração de um protocolo com o Ministério da Educação, a Fundação Calouste Gulbenkian e o ISCTE-IUL, para criação e dinamização de uma estrutura local de apoio ao desenvolvimento de competências socioemocionais em contexto escolar, no valor total de 131 mil euros.

O Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “a educação é a base de uma sociedade cada vez mais justa e equitativa e que requer um trabalho contínuo e de muita proximidade. Garantir que a escola permite aos nossos jovens e crianças adquirirem ferramentas para o seu futuro é essencial para garantir o futuro de uma sociedade justa”.

Este novo protocolo dará continuidade ao estudo, apresentado em novembro de 2021,  sobre “Competências Sociais e Emocionais (SSES)”, promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE),em resultado de uma parceria realizada entre a autarquia de Sintra, o Ministério da Educação e a Fundação Calouste Gulbenkian.

A criação desta nova estrutura local irá permitir uma melhor resposta educativa no concelho, ao constituir um instrumento importante para o apoio ao desenvolvimento de planos de ação vocacionados para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais em crianças e jovens de Sintra.

As competências emocionais e sociais são determinantes no desenvolvimento pessoal dos alunos, no seu sucesso académico, com impacto na autoestima individual, mas também no desempenho profissional futuro e na construção de comunidades, onde os valores essenciais, associados ao conhecimento, tornarão o mundo local e global mais justo.