Sintra investe na instalação de novos contentores no concelho e na ETAR da Azóia

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a abertura de dois concursos públicos referentes à renovação de contentorização no concelho e à ampliação e remodelação da ETAR da Azóia, no valor de 830 mil euros.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, estas intervenções "dão lugar a uma estratégia bem definida pelo Município, que assenta em investir em projetos que contribuam para uma constante melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos nossos munícipes”.

A empreitada para a ampliação e remodelação da ETAR da Azóia corresponde a um investimento de 630 mil euros, e visa aumentar a longevidade da ETAR, em funcionamento desde 1994, e que serve cerca de 500 habitantes, dotando-a de soluções que reforçam a sua eficiência ambiental e energética.

Os trabalhos contemplam, entre outros, a construção de nova entrada, bem como um conjunto de tanques concêntricos, incluindo um canal de oxidação e decantador secundário que permitirá o aumento do caudal médio diário.

Por sua vez, a empreitada para a instalação de equipamentos de deposição de resíduos sólidos urbanos no Concelho de Sintra (2.ª Fase) representa a um investimento de 200 mil euros e tem como objetivo a substituição dos contentores tradicionais por contentorização semienterrada.

Esta nova contentorização apresenta um menor impacto urbanístico e ambiental, pela diminuição de odores, bactérias e deposição anárquica de resíduos junto dos equipamentos, ao mesmo tempo que possibilita uma maior capacidade de depósito devido à sua forma vertical.

A instalação será realizada em 50 locais distintos do concelho, de acordo com as necessidades e prioridades detetadas, e será composta por 4 contentores conjuntos (embalagens, papel e cartão, vidro e resíduos indiferenciados).

Com um plano de investimentos para o triénio 2019/2022 de cerca de 50 milhões de euros, os SMAS de Sintra têm em curso diversas empreitadas de construção, renovação e remodelação de redes para prestar um serviço de qualidade a todos os munícipes de Sintra.