Sintra investe em projeto de empreendorismo jovem

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a adenda ao protocolo a celebrar com a Associação Youth Coop, para a implementação do projeto de empreendedorismo e inovação social “Clubes A.Tua”, no valor de 43 mil euros.

Esta apoio financeiro resulta da candidatura por parte da “Youth Coop” – Cooperativa para o Desenvolvimento e Cidadania CRL, ao Programa Parcerias para o Impacto, que financia projetos de inovação social em parceria com investidores socias com vista à concretização em maior escala dos objetivos pré-definidos.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Sintra, em parceria com a Youth Coop, irá desenvolver, até 2022, o projeto “Clubes A. Tua” financiado pelo “Portugal Inovação Social”, numa iniciativa de envolvimento, desafio e capacitação para jovens de Sintra.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, este apoio representa “a vontade que temos em investir em novos projetos que vão ao encontro das necessidades dos jovens, que valorizem a educação, a cidadania e a aproximação à comunidade”.

“Clubes A. Tua” é um projeto de inclusão social dirigido aos jovens de Agualva e Mira Sintra e de Algueirão – Mem Martins, e tem como objetivo fomentar o seu empoderamento através da sensibilização e do incentivo à ação local, tendo por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco nas iniciativas para a redução das desigualdades e ação climática.

A participação nos Clubes terá acompanhamento personalizado para jovens entre os 13 e os 20 anos, a funcionar semanalmente em dois equipamentos dirigidos aos jovens, o Centro Lúdico das Lopas, em Agualva, e na Casa da Juventude da Tapada das Mercês.

O projeto incide com especial ênfase sobre a inclusão de jovens com menos oportunidades, a promoção do desenvolvimento de competências sociais e emocionais, a realização de sessões em estabelecimentos escolares sobre a divulgação da ação dos A.TUA e a dinamização de estratégias de gamificação para suscitar um maior envolvimento dos jovens nas atividades.

A iniciativa Portugal Inovação Social foi criada no âmbito do Programa Portugal 2020 e pretende promover a inovação e o empreendedorismo através de uma dinamização do mercado de investimento social. Por sua vez, o Programa Parcerias para o Impacto financia projetos de inovação social em parceria com investidores sociais A Youth Coop é uma organização local que cria projetos para promover o potencial dos jovens nas suas comunidades, através de iniciativas de desenvolvimento de competências, participação juvenil e envolvimento na social, a nível local e europeu.