Sintra investe em mobilidade e melhoria do espaço público
Sintra integra a revolução na mobilidade que em julho entrará em funcionamento, com um novo sistema de transporte rodoviário da Área Metropolitana de Lisboa - AML que traz consigo uma frota de autocarros completamente renovada e uma melhoria no serviço, com linhas adicionais e novos percursos.
Esta nova oferta, que entra em vigor em Sintra a 1 de julho, foi apresentada esta quinta-feira na União de freguesias de Sintra.
Os novos autocarros da Carris Metropolitana, para além de garantirem maior conforto e segurança aos passageiros estarão equipados com wifi e pontos de carregamento USB.
Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinhou que o “aumento de carreiras, a modernização do equipamento, os horários alargados, são de uma importância enorme. Contribuímos com quase 5 milhões de euros para melhorar a mobilidade na área metropolitana, isto é devolver aos munícipes o dinheiro dos seus impostos, isto é devolver qualidade de vida, mais comodidade, ou seja, estamos a investir em prol do bem estar dos nossos munícipes”.
O resultado desta verdadeira revolução será uma melhor mobilidade urbana para todos, com mais conforto, mais fiabilidade, mais frequência e uma cobertura mais abrangente do território.
Para complementar a aposta na mobilidade, a Câmara Municipal de Sintra abriu concurso público para a aquisição de mobiliário urbano, que vai ao encontro da estratégia da autarquia em termos de mobilidade.
Assim, o concurso lançado irá permitir instalar 1200 abrigos de transportes públicos, 20 sanitários públicos, 200 MUPIS (Mobiliário Urbano Para Informação) convencionais e 300 placas publicitárias MUPES (Mobiliário Urbano de Promoção Económica).
A operação da Carris Metropolitana está dividida por 4 áreas. Sintra integra a área 1, juntamente com os municípios da Amadora, Oeiras (+ Lisboa e Cascais), onde passam a funcionar:
• 192 linhas, das quais 41 são linhas novas e 83 são linhas que já existem, mas que serão reforçadas, totalizando-se mais de 480 percursos com horários alargados;
• frota composta por mais de 460 autocarros, dos quais 410 serão novos veículos. Existirão neste lote 9 modelos de autocarros diferentes a circular;
• mais de 4000 paragens e 110 painéis digitais de informação ao público.
Mais informações AQUI