Sintra inaugura Coleção Visitável do Regimento dos Comandos

Foi inaugurada a Coleção Visitável do Regimento dos Comandos, numa cerimónia inserida nas comemorações do Dia do Município, dia 29 de junho.

Este novo espaço museológico, construído com o apoio da autarquia, é composto pelo acervo documental desta unidade militar e tem por principal objetivo a preservação da história e memória dos Comandos.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “mais importante que esta obra é o que ela significa. E significa o reconhecimento do Município de Sintra pela enorme importância que as Forças Armadas têm no presente e na garantia do futuro”, realçando que o trabalho desta unidade “não é só relevante para o concelho, com a preservação da nossa Serra, Património Mundial, mas também para o país pelas missões em que participa”.

Na cerimónia esteve presente o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, que mencionou a “satisfação que sentimos nesta ligação muito estreita e espírito de cooperação, entre o Exército e a Câmara Municipal de Sintra. Servimos Portugal e os portugueses e temos muito orgulho no que fazemos”.

A coleção visitável pública está instalada no Regimento dos Comandos, na Serra da Carregueira e resulta do protocolo assinado pelo Município de Sintra e o Exército Português, no qual estabelece o apoio financeiro da autarquia, no valor de 58 mil euros, para a sua construção.

Esta Coleção Visitável pretender ser voltada para um público jovem, com recurso a informação digital e disponível em plataformas eletrónicas, de forma a permitir uma maior iteração com os seus visitantes.

Decorrente do elevado empenhamento dos Comandos, ainda não foi possível edificar na sua plenitude o museu, tendo sido apenas reunido e exposto uma parte meramente simbólica do acervo histórico desta Unidade. Assim que pronta, este espaço será incluído no roteiro dos Museus de Sintra.

O Regimento de Comandos está alojado nas instalações militares da Serra da Carregueira, em Belas, desde 2008. Os Comandos foram criados em 1962 e são considerados uma força de elite do Exército Português, com treino avançado para a realização de operações ou missões que envolvam alto risco e elevado índice de sucesso, que apenas podem ser realizadas por forças altamente qualificadas.