Sintra garante continuidade do espaço Grow Up Arena

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a continuidade do projeto Grow Up Arena, dedicado ao desporto eletrónico, na Casa da Juventude, na Tapada das Mercês, num investimento de 10 mil euros.

A Associação Grow Up Gaming é a única Associação Juvenil de Sintra dedicada ao ESports, com finalidade educativa e de desenvolvimento de competências junto de jovens e adultos, e com prática articulação com as escolas de Sintra.

De acordo com Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, a continuidade deste projeto vem “dar resposta às necessidades da juventude, integrando assim uma maior oferta de atividades no concelho”.

O Grow Up Arena Sintra pretende ser um local de excelência para a identificação de talentos na região de Sintra que possam vir a vingar na área dos desportos eletrónicos. Desde a sua criação, em novembro de 2021, este espaço já registou mais de 9 mil entradas e atingiu cerca de 800 utilizadores.

As Academias de ESports constituem espaços únicos dedicados ao desporto eletrónico, que têm como objetivos garantir a preparação das equipas da associação, apoiando os jogadores na participação em competições online e presenciais a nível nacional e internacional; garantir o apoio e monitorização dos praticantes assegurando o equilíbrio saudável da prática da atividade; dinamizar workshops dirigidos às escolas, jovens e famílias, de forma a consciencializar os diferentes públicos sobre o fenómeno dos videojogos e desportos eletrónicos, e a criar uma melhor compreensão sobre os Esports e as competências pessoais e sociais associadas aos jogos, que podem ser uteis na formação e na empregabilidade jovem.

Fundada desde 2008, a Associação Grow uP Gaming conta com o apoio da Câmara de Sintra e é uma das Multigamings portuguesas que integra uma maior quantidade de membros, contando com mais de 1000. A sua missão visa apoiar o desenvolvimento e crescimento da atividade de Gaming em Portugal, mas também promover a sua atividade através de um modo saudável e responsável.

O espaço Grow Up Arena Sintra encontra-se disponível de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00, sem necessidade de marcação, e é dirigido a jovens maiores de 12 anos.