Sintra garante acesso gratuito a peça de teatro do Plano Nacional de Leitura
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a isenção de alunos e professores do concelho ao pagamento do ingresso no espetáculo “Os Maias”.
Numa lógica de apoio ao fomento pela cultura, apoio à educação e ao Plano Nacional de Leitura, a autarquia de Sintra concede a alunos e professores do concelho o acesso gratuito ao espetáculo “Os Maias”, representando um apoio no valor de 9370 euros.
Para Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra, “esta é uma forma de melhorar a qualidade do ensino, é levar a cultura aos mais jovens. Investir na educação é investir no futuro dos nossos jovens. Garantindo o acesso a este espetáculo estamos a alargar o espectro da sala de aula que sai do estabelecimento escolar para as ruas e salas de espetáculo.”
Assim, mais de 900 alunos e professores do concelho de Sintra beneficiam durante o ano de 2022 do acesso gratuito a esta ferramenta de trabalho e aprendizagem.
A obra literária de Eça de Queirós “Os Maias” apresenta-se em cena no Centro Cultural Olga Cadaval, numa produção da Éter – Produções Culturais dirigida ao público escolar. Esta obra, publicada em 1888, é uma das mais importantes de toda a literatura narrativa portuguesa, onde o autor faz uma critica à situação decadente à alta burguesia lisboeta oitocentista, constituindo-se assim como uma leitura quase obrigatória no âmbito do Plano Nacional de Leitura, no 11º ano de escolaridade.