Sintra apoia reabilitação da Adega Regional de Colares

A Câmara Municipal de Sintra, em reunião do executivo, aprovou o apoio financeiro para a limpeza do telhado do edifício principal da Adega Regional de Colares, no valor de 2.600 mil euros.

A adega, fundada em 1931, é uma cooperativa cujo objeto principal é a proteção e preservação da Cultura do Vinho de Colares, através da vinificação das uvas provenientes das explorações dos seus associados, a prestação de assistência técnica aos viticultores e apoio à sua atividade, desempenhando uma importante função social, relativa ao setor agrícola do concelho.

Basílio Horta, presidente da autarquia, sublinha que “sob pena de ter de se interditar um espaço de interesse nacional, dedicado à cultura da vinha e do vinho há quase um século, a autarquia não podia ignorar esta situação…Vamos apoiar a requalificação deste edifício histórico, também ele um cartão de visita de Sintra.”

A Adega Regional de Colares atualmente reúne mais de 50% da produção da região e mais de 90% dos produtores. Esta cooperativa exerce há 75 anos uma função social de grande importância na atividade agrícola da região. Produz vinhos da Denominação de Origem Controlada de Colares, Regionais Estremadura e Vinhos de Mesa, adaptados a qualquer ocasião.

O edifício atual é o original, imponente quando visto de fora e deslumbrante pela sua dimensão interior. No edifício principal reúne-se um grande conjunto de toneis de enormes dimensões nos quais envelhecem os vinhos produzidos pela adega.