Sintra é a Câmara com melhor saúde financeira em Portugal

presidente cms 1

Sintra é considerada a autarquia com melhor saúde financeira do país, num ranking elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

O ranking que analisa 2015 obedece a um conjunto de indicadores financeiros, que uma vez ponderados dão origem a três tabelas classificativas, consoante a sua população, mais de 100 mil habitantes, até 100 mil habitantes e menos de 20 mil habitantes. Mais receita, mais investimento, menos despesa, menos dívidas e menor lentidão no pagamento aos fornecedores, são alguns dos indicadores financeiros sublinhados pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) no Anuário Financeiro dos Municípios.

Sintra está em destaque pela maior descida a nível nacional do passivo exigível. A câmara reduziu em 31 milhões de euros (-40,8%) este valor.

A autarquia está ainda entre os dez primeiros com menor prazo de pagamento, sendo a primeira dos grandes municípios portugueses.

O anuário destaca ainda o município de Sintra por ter baixado o montante global das despesas de transferências e subsídios em cerca de 6 milhões e 400 mil euros. Sintra aparece também em destaque por ter sido o segundo município, depois de Lisboa, a pagar mais dívidas, cerca de 22 milhões de euros.