Sintra celebra Dia do Município

A Câmara Municipal de Sintra assinala o Dia do Município, a 29 de junho, com a já habitual cerimónia do hastear da bandeira e diversas iniciativas por todo o concelho.

As comemorações têm início no dia 28 de junho com o concerto gratuito pela Orquestra Municipal de Sintra que vai interpretar Dance Mauresque de Alfredo Keil e a Sinfonia Nº8 de Dvorak, pelas 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval.

No dia 29 de junho, o programa começa com a cerimónia do Hastear da Bandeira, que decorrerá nos Paços do Concelho, às 10h00. A cerimónia contará com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense e de seguida, nos claustros da sede municipal, será inaugurada a exposição de fotografia “Sintra Lugares em Espera”, será também apresentada na recém criada plataforma geográfica de apoio ao investidor.

Na recém ligação entre o Parque Lazer Pinto Vasques e a Quinta da Ribafria, às 11h30, tem lugar a atuação pelo Grupo de Concertinas da Associação de Proprietários e Moradores da Serra da Silveira. No local, ao longo do dia, estão planeadas diversas atividades e animação.

Depois de obras de recuperação para albergar todos os serviços oficinais da Câmara, vai ser inaugurado o Complexo Municipal de Vila Verde, pelas 12h00.

A Ciclovia do Atlântico, percurso ciclável e pedonal na Ligação de Colares, Banzão e Praia Grande, é inaugurada pelas 12h30. E a Praia das Maçãs recebe a exposição de fotografia "Memórias de Praia" que ficará patente até 15 de setembro.

Também a ligação à praia e o requalificado Parque das Merendas do Magoito serão um dos pontos de passagem desta efeméride.

Da parte da tarde, pelas 16h00, será inaugurado o Parque Florestal Municipal da Serra da Carregueira, em Belas. Este projeto garante criação uma nova zona verde para usufruto da população, que permite a ligação e continuidade do Eixo Verde Azul, num percurso de cerca de 3 km que liga o aglomerado urbano e o Belas Clube de Campo.

As comemorações deste dia encerram às 18h00, no Terreiro do Palácio Nacional da Vila de Sintra, com o concerto de encerramento pelas Orquestras Escolares de Sintra.