Sintra avança com abertura de concurso público para reabilitação de escolas
A Câmara Municipal de Sintra continua a investir nas escolas do concelho, melhorando as condições dos estabelecimentos de ensino, tornando estes espaços num exemplo de modernização, beneficiando toda a comunidade escolar.
Em reunião de executivo, a autarquia aprovou a abertura de concursos públicos para a empreitada de beneficiação e requalificação de logradouros em diversas escolas do concelho, num investimento de 200 mil euros.
A empreitada é referente às escolas EB 1 e JI Fase V – V2 – JI de Faião, EB 1 Massamá 2 e EB1 Meleças, de Sintra.
O objetivo será melhorar as condições de salubridade, segurança e usufruto dos logradouros, assim como se aplicável, dotá-los de condições para atividades como a prática de desporto escolar.
Segundo o presidente da autarquia, Basílio Horta, o “setor da educação é uma das prioridades que estabelecemos. Investir nas escolas é investir na educação e no futuro”, sublinhando ainda que “as nossas escolas devem ser um motivo de orgulho para todos e de dignidade a quem aprende e a quem ensina”.
Os logradouros das escolas, como espaços comuns que são, devem ser espaços valorizados e modernizados, no sentido de inverter a trajetória de décadas sem conservação, de forma a garantir boas condições de funcionamento e de conforto dos mesmos. O foco será sempre, a melhoria da qualidade dos estabelecimentos de ensino para toda a comunidade escolar, garantindo as boas condições de funcionamento das escolas.
O Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra permitiu requalificar até ao momento mais de 120 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento superior a 41 milhões de euros.