Sintra acolheu Semana da Sensibilização para a Malnutrição
A cerimónia da 3ª edição da Semana da Sensibilização para a Malnutrição realizou-se na passada sexta-feira, 12 de novembro, no Palácio Nacional de Queluz, e contou com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.
O evento contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que referiu “a nutrição clínica como um espectro importante e específico da saúde”, destacando que “a autarquia dá prioridade absoluta à saúde, que considera ser o primeiro dos direitos pessoais e o alicerce de todos os outros”.
A realização desta cerimónia inseriu-se na Semana da Sensibilização para a Malnutrição, que decorreu entre os dias 8 e 14 de novembro, que visa sensibilizar a população para as questões nutricionais, este ano sob o tema “Um bom estado nutricional é um direito humano”.
Durante este evento foi assinada a Declaração de Cartagena por Portugal e o Manifesto NEMS (Nutrition Education in Medical Schools). Esta declaração está relacionada com o Direito do Cuidado Nutricional e a Luta contra a Malnutrição pretendendo-se assim promover o direito ao cuidado nutricional e reconhecê-lo como um direito humano. Quanto ao manifesto, é um projeto de educação nutricional em faculdades de medicina, que neste caso visa as universidades médicas em Portugal, incluindo no currículo das mesmas o tema da nutrição.
Também presente nesta cerimónia esteve o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, que indicou a malnutrição como “um problema de saúde público com consequências ao nível social e económico." Acrescentando ainda que "É um problema que convoca governantes, médicos, cuidadores, famílias e a sociedade em geral, porque um bom estado nutricional é um direito”.
Com o intuito de impulsionar o desenvolvimento do estudo clínico, dar relevo à importância da nutrição clínica e sensibilizar os profissionais de saúde, foi entregue o 19º Prémio APNEP de Nutrição Clínica e o 1º Prémio SPMI Academia de Nutrição Clínica.
O objetivo desta iniciativa foi a promoção da literacia em nutrição clínica, sensibilizando doentes, cuidadores e profissionais de saúde, e desmistificar o tema da nutrição, para que os doentes e cuidadores estejam melhor preparados para identificar o estado nutricional do doente e transmiti-lo aos profissionais de saúde de forma mais eficaz.