Sintra assinou protocolo de geminação com Fontainebleau

protocolo Fontainebleau

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e o presidente da autarquia de Fontainebleau (França), Frédéric Valletoux assinaram no dia 8 de março o protocolo de geminação entre os dois municípios.

Basílio Horta referiu que "Sintra tem assinado geminações com cidades de todos os continentes e concretiza agora com a cidade francesa de Fontainebleau, igualmente classificada como Património da Humanidade a primeira geminação europeia" e salienta que "As geminações são percursos de aproximação aos que connosco se cruzaram num passado de geografias fraternas ou de encontros ecuménicos, e com quem queremos caminhar no futuro, trocando experiências, eventos, apostas e projetos."

O presidente da câmara de Sintra considera que “A comunidade portuguesa em Fontainebleau é ela própria um exemplo de como a imigração pode ser um fator de enriquecimento económico e cultural.”

Antes da cerimónia oficial de geminação, assistida por várias dezenas de portugueses, foi inaugurada uma exposição do artista Português Luis Carlos Rodrigues, patente de 1 a 16 de março.

Para comemorar esta geminação, Fontainebleau promoveu uma “semana de Sintra” com diversas atividades alusivas a Sintra.