Sintra assinalou Dia do Município com entrega de edifício do Hospital e concerto

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o dia 29 de junho, Dia do Município, que ficou marcado pela entrega do edifício do Hospital de Sintra ao Serviço Nacional de Saúde.

As comemorações do Dia do Município tiveram início com a habitual cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, às 10h00.

Durante a cerimónia de hastear, o presidente da autarquia, Basílio Horta, enalteceu que “Sintra é a zona saloia e a zona urbana com comunidades, culturas, interesses próprios que proporcionam a capacidade de fazer unidade na diversidade. E isso dá força ao nosso concelho”.

Durante o seu discurso, Basílio Horta deu nota de alguns dos investimentos mais importantes feitos, com especial destaque para o Hospital de Sintra. “Este é primeiro hospital no país entregue ao Serviço Nacional de Saúde feito com o nosso dinheiro, com a nossa vontade e estratégia com objetivo de servir os cidadãos”, sublinhou.

O autarca destacou ainda “outra das grandes prioridades, a Estratégia Local de Habitação que vai permitir ao longo de 5 anos investir cerca 180 milhões de euros em casas para renda apoiada e arrendamento jovem, alterando toda a parte habitacional do nosso concelho. Neste concelho que já é um dos mais jovem do país”.

Para terminar, Basílio Horta, referiu o investimento na educação, "o investimento na requalificação das escolas é de mais de 52 milhões de euros. Para melhorar as condições de acesso à aprendizagem e do sucesso dos nossos alunos a autarquia já requalificou mais de 120 estabelecimentos de ensino”.

Também nos Paços do Concelho, foi entregue a medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, na Classe de Mérito Social e Mérito Educativo ao Príncipe Amyn Aga Khan, pelo seu relevante papel ao serviço das populações do município de Sintra.

O Príncipe Amyn Aga Khan é membro do conselho de administração da Fundação Agha Khan Portugal, instituição parceira do Município de Sintra em diversos projetos de desenvolvimento social, educacional e ambiental.  A intervenção do Príncipe Amyn Aga Khan tem sido relevante para a melhoria das condições de vida das populações do concelho, numa ótica de desenvolvimento.

Pelas 11h30, o presidente da autarquia, Basílio Horta, entregou o edifício do Hospital de Sintra ao Serviço Nacional de Saúde, numa cerimónia que contou com a presença de secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé.

A construção do Hospital de Sintra foi um investimento da Câmara Municipal de Sintra superior a 48 milhões de euros, que teve início em agosto de 2021 e irá servir cerca de 400 mil utentes.

Para Basílio Horta “este foi um Hospital sonhado por muitos e uma obra que ficará para todos. Esta obra, de construir um hospital, está ao serviço de Sintra e de Portugal”.

O dia terminou com o concerto gratuito das Orquestras Escolares de Sintra que, com a cantora Marisa Liz, interpretaram temas emblemáticos do 25 de Abril e da artista, num momento que envolveu cerca de 100 alunos em palco, junto ao Palácio Nacional de Sintra.