Sintra aprova investimento de 810 mil euros para melhoria de acessibilidades nas escolas
A Câmara Municipal de Sintra aprovou a adjudicação da empreitada para melhoria das acessibilidades em estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, num investimento superior a 810 mil euros.
Esta adjudicação, aprovada em reunião de executivo, visa dotar diversos estabelecimentos de ensino com equipamentos mecânicos, rampas de acesso, e instalações sanitárias adaptadas de acordo com as boas práticas de acessibilidade de acordo com as Normas Técnicas de Acessibilidades, melhorando a autonomia na deslocação de pessoas com mobilidade reduzida nos edifícios escolares.
Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, é "essencial criar, valorizar e estimular a criação de condições de acesso à aprendizagem e ao sucesso de todos. O investimento na requalificação das escolas é de mais de 52 milhões de euros”.
As intervenções levadas a cabo pela autarquia vão decorrer em quatro lotes, cujas escolas na União das Freguesias de Sintra, Freguesia de Colares, União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, União das Freguesias de Queluz e Belas, União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, União das Freguesias de Cacém e São Marcos, Freguesia de Casal de Cambra, Freguesia de Rio de Mouro, União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão.
No Lote 1 as escolas alvo de intervenção pela autarquia serão: EB1 Galamares, EB1 Lourel, EB1 Manique de Cima, EB1 Mucifal, EB1 Sintra, EB1 São João das Lampas, EB1 Santa Susana, num investimento de cerca de 243 mil euros.
No Lote 2, a EB1 Terrugem, EB1 Casal da Barota, EB1 Agualva 3, EB1 António Torrado, receberão obras de melhoria das acessibilidades de mais 175 mil euros.
No terceiro lote a adjudicação, no valor de cerca de 468 mil euros, irá incidir nas escolas EB1 Colaride, EB1 Queluz 2, EB1 Cacém 1, EB1/JI Casal de Cambra 2, EB1 Vale Mourão, EB1/JI Massamá 1, EB1/JI Massamá 2. Já no Lote 4 a intervenção abrange a EB2.3 António Sérgio, EB2.3 D. Domingos Jardo, no valor de cerca de 88 mil euros.
Recorde-se que o plano de investimentos nas Escolas de Sintra permitiu requalificar até ao momento mais de 120 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento superior a 52 milhões de euros.
Estas intervenções são apoiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.