Sintra aprova construção de edifícios inseridos na Estratégia Local de Habitação

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público internacional, no valor de 6 milhões e 155 mil euros, para a construção de dois edifícios a integrar a Estratégia Local de Habitação de Sintra.

O projeto prevê a construção, em terreno municipal no Bairro SAAL do Pego Longo, União das Freguesias de Queluz e Belas, de um Centro de Alojamento Temporário e Apartamentos de Transição, com uma área bruta total de 3.042 m².

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, “este investimento representa um passo fundamental para assegurar que famílias mais vulneráveis, tenham acesso a uma habitação digna e segura, reforçando o compromisso do município com a inclusão social e o bem-estar da comunidade”.

Os edifícios a construir permitem criar 34 unidades habitacionais, que serão integradas na Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário. O Centro de Alojamento Temporário contará com 16 unidades de alojamento urgente, distribuídas em quatro T0, quatro T1, quatro T2 e quatro T3. Já os Apartamentos de Transição serão compostos por 18 unidades, sendo 12 de tipologia T1 e seis de tipologia T2. A intervenção pressupõe ainda arranjos exteriores da área privada do lote, envolvente dos edifícios, com área de intervenção de 1.445 m².

O projeto está inserido na Estratégia Local de Habitação de Sintra, no Objetivo Geral 1 – Projetos de combate à precaridade habitacional e situações de emergência, com o objetivo de promover respostas temporárias a situações de emergência social e de extrema carência e precaridade habitacional.

A Estratégia Local de Habitação de Sintra visa garantir condições de acesso a uma habitação condigna às pessoas que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada. Assim, esta estratégia pretende dar resposta às necessidades de habitação no território e beneficiará mais de 3000 famílias, prevendo-se um investimento de cerca 179 milhões de euros até 2026 e a reabilitação de mais de 1600 fogos municipais e um aumento de cerca de 1450 novos fogos pela via da aquisição ou construção.

Este investimento da Câmara Municipal de Sintra é financiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia.