Sintra aprova abertura de candidaturas para o Programa de Reabilitação Urbana

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de candidaturas ao ReaViva, com uma dotação de 300 mil euros e comparticipação até 30 mil euros por candidatura para o ano de 2023.

O programa ReaViva Sintra, que abre agora o quinto aviso para candidaturas, tem por objetivo conceder apoio financeiro, a fundo perdido, destinado à execução de obras de reabilitação de prédios urbanos integrados em Áreas de Reabilitação Urbana.

Até ao momento, candidaturas aprovadas totalizam um investimento de cerca 1 milhão e 681 mil euros, sendo que a comparticipação da Câmara Municipal de Sintra ronda os 541 mil 500 euros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “com o ReaVIVA estamos a aplicar um modelo de gestão e de intervenção no território. Na nossa visão esta é uma metodologia que promove a valoriza as ações levadas a cabo pelos cidadãos para a regeneração e revitalização das áreas consideradas prioritárias, no que concerne à reabilitação de edificado.”

O Programa ReaVIVA aprovou um total de 53 candidaturas, das quais 33 têm a obra concluída, 19 têm contrato de celebrado e 1 está a aguardar celebração do contrato e uma encontra-se em avaliação, traduzindo-se num investimento total de 541 mil 500 euros por parte da autarquia.

Foi ainda aprovada, em reunião de executivo, a atribuição de duas novas comparticipações a obras de conservação em edifícios ao abrigo do ReaVIVA no ano de 2022.

Os imóveis alvo de intervenção estão inseridos na Área de Reabilitação Urbana Mem Martins/Rio de Mouro, cujas candidaturas dizem respeito a dois prédios com mais de 30 anos.

Para fazer face às obras de conservação das partes comuns do edifício, foi atribuída comparticipação de 2460 euros a um dos condomínios constituído por 6 frações, 4 delas habitacionais. O segundo prédio constituído por 15 frações autónomas 14 habitacionais e 4 lojas, foi apoiado com 5500 euros.

Este programa atribui apoios com caráter de complementaridade ao autofinanciamento e as obras a realizar devem incidir na conservação, alteração, manutenção e restauro, de partes comuns e exteriores de prédios urbanos.

As novas candidaturas decorrem durante todo o ano de 2023, para todas as Áreas de Reabilitação Urbana de Sintra.

Mais informações AQUI.