Festival de Sintra apresenta uma nova direção artística

Martim Sousa Tavares é o novo diretor artística do Festival Internacional de Música de Sintra. A nova direção artística foi apresentada ao público, esta terça-feira, no Palácio Valenças, em Sintra.

Na reunião de executivo em que foi aprovada a nova direção artística do Festival, Martim Sousa Tavares apresentou as linhas gerais de um novo projeto de renovação que reforça o posicionamento deste evento no panorama cultural.

O novo diretor do Festival de Sintra esteve ainda presente na quarta reunião conjunta do Conselho de Cultura e de Opinião da Paisagem Cultural de Sintra, na passada sexta-feira, para apresentação do novo conceito do Festival de Sintra para o ano de 2023.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, referiu que o Festival de Sintra “atravessa um momento marcante, assumindo-se como um ativo muito importante em Sintra, feito de tradição pelos seus mais de 50 anos de história”. O autarca acrescentou ainda que “analisar o caminho percorrido até aqui e olhar para o futuro, é a fórmula para desenvolver e melhorar este projeto, com o objetivo de levar o Festival a outros públicos e transformá-lo num evento singular no panorama dos festivais”.

Martim Sousa Tavares, diretor artístico do Festival de Sintra, sublinhou na sua intervenção que “esta é uma nova fase do Festival de Sintra, uma viragem de paradigma subtil, mas importante para a continuação e crescimento do evento”.

O Festival de Sintra para 2023 assenta numa nova visão, em que será aprofundada a presença da comunidade, a ligação com a natureza e o contacto com as pessoas. Assim, a iniciativa receberá novas experiências, novas abordagens, outras artes e outros públicos, sempre com a presença de grandes nomes do panorama musical. Sempre numa perspetiva de uma maior inclusão, diversidade, equidade e acessibilidade.

O Festival de Sintra é um marco histórico musical do concelho, com mais de 56 anos de história, e já reconhecido pela sua qualidade ao ter conquistado o prémio na categoria de Best Lusophone and Hispanic Festival, da 6.ª edição dos Iberian Festival Awards.