Sintra aposta na promoção da formação profissional especializada

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, um protocolo com o CENINTEL – Centro de Inteligência Formativa, Ensino e Formação Profissional, com vista à criação de um centro tecnológico especializado na área industrial em Sintra.

Este protocolo tem como objetivo estabelecer uma estratégia de orientação escolar e profissional para o concelho, apoio à divulgação dos Centros Tecnológicos Especializados (Hotelaria, Lazer e Mecatrónica), apoiar as deslocações dos alunos aos estabelecimentos de ensino ou local de estágio e a formação contínua de professores/formadores, com vista à promoção da educação e formação profissional especializada no concelho de Sintra.

Para o presidente da Câmara, Basílio Horta “o apoio a projetos desta natureza terá um impacto enorme nas ações futuras dos nossos jovens. A aquisição de competências é essencial para o ingresso no mercado de trabalho e sucesso profissional”.

O autarca salienta ainda que "esta iniciativa é um investimento essencial que contribuirá, por certo, para o aumento da formação e qualificação da população estudantil no concelho de Sintra."

A criação deste Centro Tecnológico, que deverá funcionar na Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV), em Colares, integra um projeto de candidatura apresentado pela CENINTEL no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com um valor de financiamento a fundo perdido até 1 milhão e 700 mil euros.

A Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos (EPAV) de Sintra prossegue uma atividade de enorme relevância ao nível da formação profissional, sendo a única no concelho de Sintra com oferta de cursos profissionais nas áreas hotelaria e restauração.