SMAS de Sintra investem mais de 8 milhões de euros em Algueirão – Mem Martins

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra) apresentaram o plano de investimentos na Freguesia de Algueirão – Mem Martins, no valor de 8 milhões e 788 mil euros.

Durante a presidência aberta, promovida pela Câmara Municipal de Sintra na freguesia de Algueirão Mem-Martins, foram apresentadas as diversas intervenções em curso para a resolução de problemas e necessidades detetadas, como a remodelação da rede de abastecimento de água de Mem Martins e do Algueirão, requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares, requalificação da ETAR da Cavaleira e remodelação do Reservatório da Rinchoa.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinhou que “Continuamos a reforçar o investimento em todo o concelho e Algueirão – Mem Martins é um exemplo disso, é a maior freguesia do concelho e onde vive mais gente e como tal, nós temos de ter uma prioridade acrescida porque o nosso trabalho é para as pessoas e para as famílias”.

Os SMAS de Sintra têm em curso a remodelação da rede de abastecimento de água de Mem-Martins com origem no reservatório de Ouressa e a empreitada abrange a renovação de todas as condutas em fibrocimento, numa área de intervenção de 5,5 quilómetros, que inclui, ainda, a substituição dos ramais domiciliários e implementação de uma Zona de Medição e Controlo (ZMC).

Os trabalhos compreendem, ainda, a substituição dos equipamentos de deposição de resíduos urbanos, com a instalação de 234 contentores enterrados (75 para resíduos indiferenciados, 53 de plástico/metal, 53 de papel/cartão e 53 de vidro), implementados em 53 pontos de deposição.

“Esta empreitada é mais uma na estratégia do município de renovação das infraestruturas da rede de abastecimento de água, com o objetivo de melhorar o desempenho e eficiência do sistema, assim como reduzir a ocorrência de ruturas, beneficiando cerca de 13.360 habitantes”, refere o autarca.

Apostados em prosseguir a renovação das infraestruturas de abastecimento de água mais antigas, com maior índice de roturas, os SMAS estão também a proceder à remodelação da rede de abastecimento de água na zona do Algueirão, numa extensão de 18,8 quilómetros, incluindo a substituição de ramais domiciliários (1.139 unidades) e a implementação de três Zonas de Medição e Controlo (ZMC), no sentido de reduzir as perdas de água.

Os trabalhos compreendem, ainda, a execução de uma ciclovia entre Ouressa e a Igreja do Algueirão, numa distância de 2,8 km, estabelecendo a ligação entre as sedes dos agrupamentos de escolas Ferreira de Castro e Domingos Saraiva.

A requalificação da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares é uma empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos SMAS e os trabalhos contemplam uma área com uma extensão de mais de 27 mil metros quadrados, abrangendo a Alameda Afonso de Albuquerque, a Rua da Índia Portuguesa e as pracetas de Goa, de Pangim, de Damão e Nau São Rafael, numa intervenção municipal que ascende a 2 milhões e 344 mil euros, com as obras a cargo dos SMAS a ascenderem a 436 mil euros.

Em termos de contentorização o município tem associado a requalificação do espaço público e a renovação de contentorização de recolha de resíduos urbanos, numa ótica de articulação com vista a minimizar os incómodos para a população resultantes da realização de trabalhos e de otimização dos meios afetos e disponíveis no terreno. Exemplo dessa articulação ocorreu na sequência da intervenção de requalificação da Rua Dr. João de Barros, nas Mercês, com instalação de 16 contentores, divididos por quatro pontos de deposição.

Para investimentos futuros nesta freguesia a Câmara aprovou recentemente a abertura de concurso para a remodelação da ETAR da Cavaleira, numa intervenção que irá dar resposta às necessidades da população local e, em particular, ao futuro Hospital de Proximidade de Sintra. Com um prazo de execução de 600 dias, o investimento dos SMAS de Sintra vai ascender a 1 milhão e 250 mil euros.

A empreitada vai permitir a implementação de uma solução de tratamento constituída por uma primeira etapa de pré-tratamento que vai beneficiar da instalação de equipamentos mais atuais, com o objetivo de otimizar a eficiência como complemento do tratamento biológico.

As obras vão abranger ainda a beneficiação dos edifícios que integram a ETAR, ao nível de obras de construção civil (betão, pinturas, caixilhos), arranjos exteriores e alimentação elétrica, incluindo a instalação de um novo quadro elétrico, assim como a construção de edifício próprio para albergar dispositivos de doseamento de reagentes e a instalação da hidropressora já existente.

Os SMAS de Sintra vão avançar com a remodelação da câmara de manobras do Reservatório da Rinchoa, uma unidade que serve as localidades de Rio de Mouro, Mercês, Serra das Minas e Mem Martins. A intervenção a realizar no Reservatório da Rinchoa abrange a câmara de manobras e as tubagens e acessórios do sistema de adução e distribuição, uma vez que já apresentam sinais de desgaste e corrosão, o que poderá dar origem a roturas e consequente perturbação no fornecimento de água à população.

Assim, na União de Freguesias Algueirão – Mem Martins foi apresentado o plano de investimentos que totaliza mais de 8 milhões de euros.