Sintra aposta em viatura para Recolha Seletiva de biorresíduos

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura do concurso público dos SMAS de Sintra para a aquisição de uma viatura de recolha seletiva de biorresíduos (resíduos orgânicos), pelo valor de 242 mil e 500 euros.

O Município de Sintra avançou em 2020 com a Operação "Sintra e os Biorresíduos" tendo apresentado candidatura para cofinanciamento a qual foi aprovada que se destina a apoiar investimentos com vista à recolha seletiva e valorização de biorresíduos em Portugal.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “este investimento é muito importante porque se prende diretamente com o objetivo de reduzirmos a quantidade resíduos enviados pelo município para aterro e continuar a melhorar a nossa pegada ecológica. Este projeto é também o nosso contributo à escala local para mitigar as alterações climáticas à escala global”.

A operação apoiada pelo POSEUR- Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, para além do setor doméstico, contempla também implementar a recolha seletiva em alguns agentes económicos do setor da restauração e instalações de cariz municipal e social que produzem grandes quantidades de biorresíduos, nomeadamente de resíduos alimentares.

A recolha de biorresíduos nos referidos estabelecimentos, integrados no "setor não doméstico" faz-se através da criação de um circuito e recolha dedicado, com recurso a uma viatura de recolha dotada de especificação técnica vocacionada e adequada para a recolha desta tipologia de resíduos orgânicos, equipados com sistema de lavagem de contentores.

Após o projeto piloto realizado em final de 2020, em algumas localidades de Rio de Mouro, que abrangia 5 mil pessoas, a Operação “Sintra e os Biorresíduos” envolveu mais 75 mil potenciais aderentes, expandindo o sistema de recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) à Freguesia de Colares, algumas localidades da Freguesia de Algueirão-Mem Martins, da Freguesia de Rio de Mouro, da União das Freguesias de Sintra e das União das Freguesias de Queluz-Belas.

Ao longo de 2022, o sistema foi alargado à União das Freguesias de Agualva-Mira Sintra, totalidade do território da União das Freguesias de Sintra, à União das Freguesias de Massamá-Monte Abraão e à totalidade da Freguesia de Algueirão-Mem Martins, pelo que estimamos que o sistema abranja, neste momento, um potencial de cerca de 200 mil aderentes.

A recolha seletiva será obrigatória, em todo o país, no final de 2023 e o objetivo do Município de Sintra é que a recolha seja implementada, em todo o concelho, no final do primeiro trimestre de 2023, meta que poderá mesmo ser antecipada para o final de 2022.

Pode aderir à recolha seletiva de biorresíduos AQUI

*Imagem meramente ilustrativa