Sintra apoia projetos de inovação social em mais de 1 milhão de euros

A Câmara Municipal de Sintra aprovou as adendas aos protocolos a celebrar com várias instituições do concelho, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social - Parcerias para o Impacto, que correspondem a um investimento de 1 milhão e 500 mil euros.

Os 6 protocolos de cooperação, a realizar com a Seacoop – Social Entrepreneurs Agency, CRL, a Associação Ciapa, o Centro Aeroespacial, a Casa de Saúde do Telhal, a Associação Pais em Rede e a Fundação Aga Khan, resultam das candidaturas apresentadas no Concelho de Sintra para o Programa Parcerias para o Impacto, com vista ao desenvolvimento de projetos na área social e da saúde.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinhou a importância destas iniciativas de cariz social “que vão ao encontro das prioridades da autarquia”, referindo ainda que “as nossas politicas públicas devem ir ao encontro das populações mais vulneráveis e em fazer de Sintra um exemplo de desenvolvimento sustentável e de crescimento inclusivo”.

O protocolo com a Seacoop – Social Entrepreneurs Agency, CRL visa a criação do projeto “STARTLAB – Incubadora de Negócios Locais”, que pretende apoiar e promover microiniciativas de empreendedorismo, numa lógica de desenvolvimento de atividades económicas, de combate ao desemprego e de promoção da inclusão e inovação social.

A candidatura apresentada pela Associação CIAPA – Centro Aeroespacial tem como objetivo o desenvolvimento do projeto “Cocriar o Futuro – Educação Social e Tecnológica” que consiste na elaboração de um ecossistema de ensino em que todos aprendem e todos ensinam, através da implementação de metodologias ativas e inovadoras e novas abordagens e práticas pedagógicas.

Por sua vez, “HOME 360” é o projeto concebido pelo Instituto São João de Deus – Casa de Saúde do Telhal, que objetiva a inclusão social, diminuindo as institucionalizações precoces da pessoa com demência e sobrecarga do cuidador.

O protocolo com a Associação Pais em Rede visa o desenvolvimento do “Sintra Inclui+”, um projeto de inclusão social inovador, para jovens e adultos com deficiência que estão a terminar ou já terminaram a escolaridade obrigatória e não se encontram institucionalizados.

Com a Fundação Aga Khan, a autarquia de Sintra celebra um protocolo com vista à elaboração do projeto “BYTES4FUTURE”. A sua criação pretende dar resposta a jovens residentes do concelho, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, que não trabalham, estudam, nem frequentam formação e oriundos de contextos socialmente vulneráveis, através da capacitação para as competências de futuro e digitais.

A iniciativa Portugal Inovação Social foi criada no âmbito do Programa Portugal 2020 e pretende promover a inovação e o empreendedorismo através de uma dinamização do mercado de investimento social. Integrada nesta iniciativa, encontra-se o Programa Parcerias para o Impacto, que financia projetos de inovação social em parceria com investidores sociais, para que consigam uma maior escala e impacto.