Iniciado prolongamento do Parque Urbano Rinchoa-Fitares

A Câmara Municipal de Sintra tem a decorrer a empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas, que representa um investimento no valor de 1 milhão e 588 mil euros.

O Parque Linear irá criar uma ligação pedonal e ciclável ao longo da Ribeira das Jardas e requalificar o espaço urbano e rural junto à mesma, abrangendo áreas da União das Freguesias de Cacém e S. Marcos, União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra e Freguesia de Rio de Mouro.

De visita ao local, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, sublinhou que “o município de Sintra pretende dinamizar o espaço público, aumentando a oferta lúdica e recreativa e melhorando a qualidade de vida dos munícipes, permitindo que todos que vivem na freguesia desfrutem de novos e requalificados espaços públicos”.

Considerando a área abrangida pela intervenção e a necessidade de viabilizar os trabalhos no âmbito da mesma, está em curso o processo para eliminação das hortas que têm vindo a ser construídas de um modo ilegal e desordenado na área em apreço.

Com esta empreitada, será promovida valorização paisagística e o uso do espaço público da zona urbana bem como a ligação da população ao espaço naturalizado da Ribeira da Jardas, numa área de aproximadamente 8 hectares. Serão igualmente criadas alternativas de mobilidade sustentável, através do desenvolvimento de um eixo pedonal e ciclável entre a cidade de Agualva-Cacém e Fitares/Rinchoa (Parque Urbano do Cacém e o Parque Desportivo e Recreativo de Fitares).

Na área urbana será intervencionada parte da área da Av. dos Missionários, da Rua Patriarca D. António Ribeiro e da Rua Escola António Sérgio. Nesta área predominantemente habitacional serão implementadas melhorias nas condições de circulação pedonal, com o alargamento de passeios, novas arborizações ou reforços de arborização dos arruamentos, criação de uma ciclovia e revitalização dos espaços verdes existentes. Será igualmente instalado mobiliário urbano e sinalização adequada ao local.

A área a intervir na zona rural compreende uma parcela de terreno que se desenvolve ao longo da Ribeira das Jardas, fazendo-se a ligação a Fitares/Rinchoa através da criação de uma passagem sob o viaduto da CP para o Parque Desportivo e Recreativo de Fitares. nesta área, irá recriar-se um espaço de lazer em zona rural, constituído por um percurso pedonal, um percurso clicável e zonas de estar, com equipamento e mobiliário urbano adequado. Irá proceder-se igualmente ao restabelecimento da vegetação ripícola ao longo da ribeira e à criação de bosques de Carvalhal, reabilitando a naturalidade do espaço.

A empreitada de execução do Parque Linear da Ribeira das Jardas está incluída no Programa Portugal 2020, que financia estas intervenções em 50%.