PRR vai permitir investimento de 495 mil euros em Sintra

A Assembleia Municipal de Sintra aprovou a concessão de apoios financeiros no valor global de 495 mil euros à Freguesia de Algueirão-Mem Martins, União das Freguesias de Agualva Mira Sintra e União das Freguesias de Queluz e Belas, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado a apoiar comunidades desfavorecidas.

O Município de Sintra no decorrer da aprovação da sua candidatura à Operação Integrada Local (OIL) de Algueirão-Mem Martins, Agualva Mira Sintra e Queluz e Belas, considera que esta reveste-se de relevante interesse municipal e que em muito vai beneficiar as populações desfavorecidas destas freguesias para o desenvolvimento de ações e projetos de intervenção social em parceria com organizações locais, associações e instituições de solidariedade social.

A Componente 3 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Respostas Sociais prevê a implementação de respostas integradas sobre os múltiplos fatores de exclusão que afetam as comunidades desfavorecidas, surgindo assim o investimento “Operações integradas em comunidades desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto”.

A Operação Integrada Local de Sintra para estas freguesias estabelece numa estratégia de intervenção integrada promotora da coesão social e territorial, assente na complementaridade da inovação, capacitação e sustentabilidade.

Para Basílio Horta “estas verbas do PRR são muito importantes pois permitem apoiar intervenções centradas nas necessidades das comunidades com um olhar direto sobre as caraterísticas e necessidades de cada território, através de dinâmicas de desenvolvimento de abordagens inovadoras para a coesão social do território. É indispensável continuar a desenvolver políticas de desenvolvimento que coloquem a comunidade no foco central da decisão e dos projetos".

As prioridades das intervenções foram definidas com base no diagnóstico local para o sucesso desta operação são o “emprego” (criar condições para aumentar o potencial de empregabilidade e promover o autoemprego) “educação” (garantir o sucesso educativo através da capacitação dos agentes educativos), “requalificação urbana” (criar um espaço público inclusivo, promotor de estilos saudáveis a ser utlizado por todos e com reforço da identidade local)  e “cidadania e integração social” (garantir que todos os cidadãos têm condições de exercer os seus direitos, minimizando barreiras como a compressão da língua portuguesa ou iliteracia de grupos mais vulneráveis).

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa nacional para implementar um conjunto de reformas e investimentos, pós a pandemia, destinados a repor o crescimento económico sustentado, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década.

Informações sobre o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência AQUI.