Programa de incentivos e financiamento Portugal 2020 debatido em Sintra
A Câmara Municipal de Sintra realizou na passada terça feira, a sessão de esclarecimento sobre o Programa de Incentivos e Financiamento para Empresas, Portugal 2020.
Esta sessão teve como objetivo apresentar os concursos do Portugal 2020 e os critérios de seleção das candidaturas, para que seja possível planear uma candidatura com sucesso.
No decorrer desta reunião, foram apresentados e debatidos temas como os sistemas de incentivo à inovação produtiva, empreendedorismo qualificado, internacionalização e qualificação das PME, linhas de crédito bonificadas, estratégia e qualificação através dos sistemas de gestão, foram também apresentados alguns projetos aprovados como exemplos de sucesso.
O Portugal 2020 é um Acordo de Parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu, Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas - no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020. Estes princípios de programação estão alinhados com o Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo, prosseguindo a Estratégia Europa 2020.
A programação e implementação do Portugal 2020 organiza-se em quatro áreas temáticas:
Competitividade e Internacionalização que compreende mais exportações, mais emprego qualificado, mais investimento em Investigação, desenvolvimento e Inovação, capacitar as Pequenas e Médias Empresas – PME’S, para a atuação em mercados globais, reduzir custos e tempos de transporte de mercadorias e uma Administração Pública mais moderna.
Inclusão Social e Emprego pretende melhorar o acesso ao emprego dos jovens e dos grupos mais vulneráveis, promover o desenvolvimento de competências para integração e reintegração no mercado de trabalho, melhorar o acesso aos serviços sociais e da saúde, promover a inclusão ativa e a igualdade de oportunidades.
Capital Humano com forma de reduzir o abandono escolar, reforçar o ensino profissional e a sua ligação ao mercado de trabalho, apostar no ensino superior e na formação avançada, melhorar a qualidade da educação e formação promovendo o aumento do sucesso educativo e da empregabilidade.
Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos contribuindo para uma economia de baixo carbono, investir na utilização das renováveis, em eficiência energética e redes inteligentes, aumentar a capacidade de adaptação às alterações climáticas, proteger o litoral da erosão, reduzir os incêndios e prevenir as inundações, reduzir e reciclar resíduos e promover a gestão eficiente da água.