Europa escolhe Sintra para Centro Multinacional de Treino de Helicópteros

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, o ministro da Defesa, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e o diretor executivo da Agência Europeia de Defesa, estiveram hoje reunidos em Sintra, após o anúncio da decisão de que o centro multinacional de treino de helicópteros vai localizar-se na base aérea de Sintra e funcionará a partir de 2021, com um investimento português de quatro milhões de euros.

Basílio Horta aproveitou a oportunidade para agradecer a escolha de Sintra para o novo centro de formação multinacional de helicópteros. “Quero deixar uma palavra de reconhecimento ao ministro da Defesa pelo excelente trabalho, nomeadamente na articulação realizada com Sintra, que honra este município, mas acima de tudo prestigia Portugal”, afirmou o presidente da Câmara.

Basílio Horta revelou ainda continuar disponível para, “apoiar e ser parceiro para que este seja mais um projeto de sucesso em Sintra”. O autarca revelou ainda que este é mais um projeto “estruturante” para o reforço da “atratividade” do concelho.

“É um centro formação que eu creio que será de grande valor acrescentado tanto para Sintra, a nossa Força Aérea, o nosso país, como também para a formação de pilotos e tripulações de helicóptero dos países da União Europeia”, afirmou o ministro da Defesa em conferência de imprensa durante a manhã em Lisboa.

O ministro adiantou que a construção vai iniciar-se “logo que possível”, com um investimento “na ordem dos quatro milhões de euros” do lado português.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, João Cravinho, ministro da Defesa, o general Joaquim Borrego, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea e o embaixador Domecq, diretor executivo da Agência Europeia de Defesa, reuniram na Quinta Mont fleuri, tendo depois, já sem a presença do ministro da Defesa, visitado a base Área de Sintra.