Apresentado Plano Local de Saúde de Sintra

O Palácio Nacional de Queluz foi palco para a assinatura de duas Cartas de Compromisso, pela Câmara Municipal de Sintra, referentes ao Plano Local de Saúde de Sintra 2018-2020 e à Rede de Municípios Embaixadores da Vacinação, esta terça feira.

A Carta de Compromisso para o Plano Local de Saúde de Sintra 2018-2020 foi assinada pela autarquia juntamente com o Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, o Hospital Fernando da Fonseca, o Agrupamento dos Centros de Saúde de Sintra e a Unidade de Saúde Pública do ACES Sintra.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, o Plano Local de Saúde de Sintra é provido de várias virtudes “pelo seu método, pois permite colocar a trabalhar em conjunto vários agentes importantes do setor da saúde, pela maior coordenação e identificação dos objetivos a serem atingidos, e pela possibilidade de realização de políticas ativas e inclusivas neste setor”.

“Este plano vem na sequência do que a autarquia tem vindo a fazer. Atualmente estamos a investir cerca de 40 milhões de euros na saúde, pois para nós este é um dos setores mais importantes da vida política portuguesa”, referiu o edil.

O Plano Local de Saúde de Sintra 2018-2020 é um documento estratégico que visa a melhoria da saúde da população de Sintra, com o objetivo de identificar e priorizar os problemas de saúde mais prementes do concelho e propor estratégias qualitativas.

As estratégias propostas por este plano enquadram-se em quatro eixos previsto no Plano Nacional da Saúde, sendo eles a “cidadania em saúde”, que promove a literacia da população de modo a tornarem-se mais autónomos e responsáveis; a “equidade e acesso adequado aos cuidados de saúde”, reforçando os mecanismos de articulação, referenciação e alargamento de parcerias no sentido de melhorar a acessibilidade, a celeridade diagnóstica e o controlo terapêutico; a “qualidade de vida” que pretende reforçar mecanismos de vigilância e tratamento, detetar precocemente e assegurar a continuidade dos cuidados prestados, e “políticas saudáveis”, estimulando a implementação de hábitos de vida saudáveis e a promoção do urbanismo e locais de trabalho saudáveis.

O plano procura ser uma ferramenta integradora e facilitadora para os decisores e para a sociedade civil, valorizando a sua riqueza interdisciplinar e a sua responsabilidade na comunidade. As suas áreas prioritárias são as doenças cérebro-cardiovasculares, diabetes mellitus, saúde mental, tuberculose e infeção pelo VIH.

A Carta de Compromisso dos Municípios Embaixadores da Vacinação, assinada pelo Município de Sintra, a Direção Geral da Saúde, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, visa fazer a advocacia da vacinação, promover a literacia no âmbito da vacinação, colaborar na concretização de oportunidades de vacinação e contribuir para a cobertura universal da vacinação.

“A vacinação é importante e indispensável em termos de prevenção. É assim que se gere o dinheiro na saúde prevenindo e fazendo politicas ativas aproximando a saúde das pessoas. Temos o maior gosto de fazer a embaixada da vacinação pelo concelho todo”, mencionou Basílio Horta.

Para Graça Freitas, Direção-Geral da Saúde, é muito importante a adesão de Sintra à rede de embaixadores da vacinação, tornando-se o 16.º município a assinar esta carta de compromisso, “a vacinação é um fator promotor da saúde que em massa diminui a mortalidade, contribui para o aumento da esperança de vida, para o bem-estar comunitário e individual e para o desenvolvimento”.

Após a assinatura dos respetivos documentos foi apresentado ao público o Plano Local de Saúde de Sintra 2018-2020.

A autarquia desenvolve, desde 2013, um programa na área da saúde, cujo investimento de oito milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde em Queluz, Agualva, Sintra e Almargem do Bispo, já em funcionamento, e em Algueirão-Mem Martins, que será o maior do país. Sintra também terá o novo Hospital de Proximidade de Sintra, num investimento de 29,617 milhões de euros.

Confira o Plano Local de Saúde de Sintra AQUI