Programa de Desfibrilhação Automática Externa nas instalações municipais

pacos concelho 01

A Câmara Municipal de Sintra tem em funcionamento o Programa DAE (Desfibrilhação Automática Externa), com várias instalações municipais equipadas com um desfibrilhador automático externo.

Estão equipadas com um desfibrilhador automático externo as seguintes instalações municipais:

• Edifício dos Paços do Concelho;

• Loja do Cidadão da Agualva-Cacém Cacém/ Mercado;

• Mercado de Rio de Mouro;

• Mercado de Agualva;

• Mercado de Sintra;

• Instalações do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho;

• Unidade móvel para eventos (localizada no Serviço Municipal de Proteção Civil).

Estas instalações contam com um total 37 trabalhadores (Operacionais DAE) habilitados a utilizar os DAEs em caso de paragem cardiorrespiratória, os quais receberam formação específica em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa. O programa DAE está licenciado pelo INEM-Instituto Nacional de Emergência Médica.

Os DAEs são dispositivos eletrónicos portáteis que em situações de paragem cardiorrespiratória analisam o ritmo cardíaco e nas situações indicadas aplicam um choque elétrico com o intuito de se retomar um ciclo cardíaco normal e assim evitar a morte da vítima.