Programa de Desfibrilhação Automática Externa nas instalações municipais
A Câmara Municipal de Sintra tem em funcionamento o Programa DAE (Desfibrilhação Automática Externa), com várias instalações municipais equipadas com um desfibrilhador automático externo.
Estão equipadas com um desfibrilhador automático externo as seguintes instalações municipais:
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Edifício dos Paços do Concelho;
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Loja do Cidadão da Agualva-Cacém Cacém/ Mercado;
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Mercado de Rio de Mouro;
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Mercado de Agualva;
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Mercado de Sintra;
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Instalações do Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho;
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Unidade móvel para eventos (localizada no Serviço Municipal de Proteção Civil).
Estas instalações contam com um total 37 trabalhadores (Operacionais DAE) habilitados a utilizar os DAEs em caso de paragem cardiorrespiratória, os quais receberam formação específica em Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa. O programa DAE está licenciado pelo INEM-Instituto Nacional de Emergência Médica.
Os DAEs são dispositivos eletrónicos portáteis que em situações de paragem cardiorrespiratória analisam o ritmo cardíaco e nas situações indicadas aplicam um choque elétrico com o intuito de se retomar um ciclo cardíaco normal e assim evitar a morte da vítima.