Políticas europeias e economia nacional em debate em Sintra

“Políticas Europeias e Economia Nacional” estiverem em debate no Encontro do Portugal Network, que se realizou pela primeira vez em Portugal, no MU.SA - Museu de Artes de Sintra, esta segunda-feira.

Esta iniciativa visou debater a transformação que a inovação, a digitalização e a reindustrialização estão a gerar na economia, a resposta que a União Europeia está a dar a estes desafios, e como as empresas portuguesas se devem preparar para as alterações nas políticas europeias, na regulamentação e no financiamento europeu.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta considera um orgulho Sintra ter sido escolhida para este primeiro encontro.

Basílio Horta referiu que “a Europa precisa de mudar, apostando nos valores da economia e da inovação, mas sem deixar de lado o valor da inclusão".

“Na União Europeia, a ligação direta às populações é feita através das autarquias, das regiões e dos governos das cidades, de forma a promover o desenvolvimento económico e a defesa do património”, concluiu o edil.

Na sessão de encerramento, Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação salientou que as empresas portuguesas são muito boas e estão entre as melhores na Europa.

"Aquilo que eu vejo aqui é do melhor que se faz no mundo, portanto não tenham qualquer tipo de complexo em relação à inovação portuguesa. Os melhores exemplos vêm de Portugal e nós temos que ter essa capacidade de lutarmos, sobretudo termos esse orgulho", referiu Carlos Moedas.

O Portugal Network iniciou a sua atividade há dez anos, em Bruxelas, onde reúne portugueses que trabalham nas instituições europeias e no universo que as rodeia para ouvirem portugueses falar sobre o que interessa e preocupa o país.