Políticas de investimento estiveram em debate no Conselho Estratégico Empresarial de Sintra

A Câmara Municipal de Sintra realizou, a 16 de maio, o Conselho Estratégico Empresarial onde a atração de investimento a Portugal foi o tema central do debate.

António Pires de Lima, presidente do Conselho Estratégico Empresarial, deu início à sessão salientando a importância do debate político em questões de atação e retenção de investimento estrangeiro em Portugal.

Este Conselho Estratégico, que se realizou na Adega Regional de Colares, teve como convidado o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, que salientou o excelente trabalho a nível de atração de investimento de Sintra, “Basílio Horta trouxe à politica nacional e a Sintra uma visão completa duma perspetiva económica de iniciativa empresarial, de promoção da iniciativa privada e com uma forte intervenção social. Sintra é um grande exemplo de capacidade de atração de investimento, de criação de condições para fazer esse investimento florescer, ao mesmo tempo que se faz uma aposta na saúde, na educação e na área social sem paralelo no país.”

Durante a reunião foi apresentada pelo presidente da autarquia, Basílio Horta, a caracterização socioeconómica atual de Sintra, com referência a indicadores que permitem medir o potencial do concelho. Neste sentido, verificou-se que Sintra mantêm o segundo lugar como município mais populoso do país, com cerca de 400 mil habitantes. "Sintra um concelho com grande futuro e nos próximos anos será um dos três concelhos mais importantes no desenvolvimento económico nacional", referiu o autarca.

Em termos sociais, a câmara investiu muito na área da saúde, "o Hospital de Sintra representa um investimento de 50 milhões de euros e vamos construir mais centros de saúde”, salienta Basílio Horta.

Outro ponto muito importante é a educação, Sintra apresenta-se, juntamente com o Porto, como o segundo Município de Portugal com mais estabelecimentos de ensino (total de 232, tendo Sintra um maior n.º de estabelecimentos de ensino não superior). A Câmara tem investido na requalificação dos estabelecimentos de ensino na ordem dos 60 milhões de euros, "a educação é uma área que temos investido bastante e não vamos ficar por aqui, vamos construir duas escolas, para que se possa dar resposta às carências nesta área", sublinhou Basílio Horta.

O Conselho Estratégico Empresarial de Sintra funciona como um interlocutor privilegiado entre empresários e investidores de dimensão nacional e local estando focado em melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento em Sintra que dinamizem a economia e promovam o emprego. Este conselho integra empresários, associações empresariais e entidades sindicais.