Plano Estratégico de Resíduos Urbanos em participação pública
O SMAS de Sintra está a receber, até dia 8 de dezembro, contributos de munícipes com vista à elaboração do Plano de Ação para o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PAPERSU Sintra 2030).
O Plano Estratégico de Resíduos Urbanos (PERSU) visa contribuir para uma economia mais circular, uma redução do consumo de matérias-primas e uma neutralidade carbónica criando assim condições para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Considerando a exigência das metas ambientais previstas no novo Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) e no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU 2030), foi prevista a criação de um Plano de Ação a nível do município (PAPERSU), afim de identificar as principais medidas e ações para a resposta aos desafios estabelecidos a nível nacional.
Neste sentido, é imperativo tomar medidas quanto à diminuição acentuada da deposição de resíduos em aterro, e ao aumento dos indicadores de reciclagem torna-se urgente a alteração de hábitos da população, bem como na adaptação dos serviços a novas formas de recolha.
A participação pública dos cidadãos deve ser feita em smas-sintra.pt.