Câmara de Sintra aposta na requalificação de espaço público em Monte Abraão

A Câmara Municipal de Sintra vai requalificar espaço público das Pracetas Mário Melo, Ferreira de Castro e áreas envolventes, em Monte Abraão num investimento de mais de 1 milhão e 500 mil euros.

A Câmara Municipal de Sintra apresentou, no decorrer do ciclo de iniciativas de “Presidência Aberta”, o projeto de requalificação do espaço público em Monte Abraão, num investimento de mais de 1 milhão e 500 mil euros.

O projeto, que será realizado em fases, engloba a requalificação da Praceta Mário Melo, Praceta Ferreira de Castro, Rua Ruy Gameiro (parte) e Travessa Francisco dos Santos, numa área total de intervenção de 25.065 m2.

O presidente Câmara de Sintra, Basílio Horta, refere que “trata-se de um importante investimento de profunda renovação das infraestruturas existentes que visa a qualificação de espaços de circulação pedonal, promovendo a sua segurança, melhorando a qualidade de vida de todos quanto habitam e circulam neste conjunto de arruamentos”. “São cerca 900 residentes que se distribuem por 442 alojamentos que vão poder usufruir desta requalificação”.

Os objetivos estratégicos desta intervenção visam a reabilitação e beneficiação dos espaços públicos, nomeadamente dos principais eixos estruturantes, bem como valorização de áreas livres, a promoção da dinâmica económica local e da integração social e cultural e a promoção de modos suaves de circulação, criando percursos pedonais e cicláveis.

Pretende-se também com esta intervenção o reperfilamento dos espaços de circulação pedonal por forma a que estes venham a possuir, segurança, com condições de acessibilidade para todos os utilizadores, reperfilamento das faixas de circulação rodoviária e dos lugares de estacionamento, por forma a criar uma circulação e estacionamento mais eficiente e aumentar o número de lugares de estacionamento e a reformulação e introdução de espaços verdes, com possibilidade de espaços de estadia.

Serão também substituídos materiais de revestimento, por materiais que garantam segurança, durabilidade e resistência e promovam a melhoria da qualidade e harmonia do referente espaço urbano, e contribuam para a sustentabilidade do local e reformulação da iluminação pública, adotando implantação e sistemas adequados, incluindo a substituição das luminárias existentes para sistema LED, e possibilidade de autossustentabilidade.