Câmara de Sintra aprova mais de 3 milhões para reabilitação de fogos municipais

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a adjudicação da empreitada de reabilitação energética para 257 fogos de habitação municipal em vários locais do concelho, num investimento superior de cerca de 3 milhões e 300 mil euros.

No decorrer das empreitadas aprovadas serão alvo de reabilitação energética um total de 257 fogos de habitação municipal, localizados na União de Freguesias de Queluz e Belas e na Freguesia de Algueirão-Mem Martins.

A reabilitação energética de fogos municipais está integrada na Estratégia Local de Habitação do Município de Sintra e os trabalhos levados a cabo pela autarquia consistem na substituição das caixilharias, isolamento térmico das paredes, instalação de equipamentos de produção de AQS (aquecimento das águas quentes sanitárias) que permitem uma redução de 10% das necessidades de aquecimento e/ou arrefecimento, pinturas e revestimentos.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “temos vindo a investir na reabilitação energética, pois é necessário criar melhores condições de habitabilidade nos fogos existentes, garantindo depois a sua disponibilidade para albergar mais famílias que necessitem deste apoio".

A Estratégia Local de Habitação de Sintra tem como objetivo garantir uma resposta adequada e condições de acesso a uma habitação condigna a pessoas que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada.

Esta estratégia pretende dar resposta às necessidades de habitação no território e beneficiará mais de 3.000 famílias, prevendo-se um investimento de cerca 179 milhões de euros até 2026 e a reabilitação de mais de 1.600 fogos municipais existentes e um aumento de cerca de 1.450 novos fogos pela via da aquisição ou construção.

Este projeto/investimento é apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência. 

 

Image