Parque Municipal do Pego Longo inaugurado no Dia do Município

O Parque Municipal do Pego Longo, inserido na requalificação do espaço público no Bairro do SAAL, foi inaugurado no Dia do Município, dia 29 de junho, criando assim uma nova centralidade na União das Freguesias de Queluz e Belas.

Com uma área de intervenção de 18 mil e 460 metros quadrados e um valor de 604 mil euros, a requalificação do bairro foi executada em diferentes zonas/fases de acordo com as suas características.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “este é um dia muito importante, festejamos o Dia do Município e inauguramos este parque que não é mais que devolver o espaço público aos munícipes e este é o caminho para valorizar e melhorar o quotidiano de todos que vivem e trabalham no concelho de Sintra”.

Esta obra surgiu da necessidade de requalificar os espaços públicos com especial atenção aos espaços destinados ao convívio, ao lazer e à melhoria das condições de acessibilidade pedonal e viária, proporcionando um incremento da qualidade de vida da população.

O Parque Municipal do Pego Longo tem uma área de 7.300 mil metros quadrados e um investimento de cerca de 150 mil euros, e envolveu a instalação de mobiliário e equipamento urbano, a instalação de equipamentos infantis adequados a várias faixas etárias (multifuncional, baloiço, de mola, balancé, escorrega, entre outros) circuito de fitness, circuito de manutenção e street workout.

Já no Bairro do SAAL, os trabalhos incluíram a limpeza, desmatação e requalificação no percurso pedonal entre a Rua do Pego Longo e a Rua Paz e Amizade, construção de rampa e contenção de talude na Rua das Alfarrobeiras, arranjos exteriores na Rua da Escola, do Pego Longo, dos Namorados e de Santo António.

Foram também realizadas obras de construção de escadas entre a Rua das Escolas, Rua 8 de Dezembro e Rua das Margaridas, pavimentação da Travessa das Rosas, ligação pedonal à Rua do Chafariz e foram requalificados o Jardim das Margaridas, Jardim do Leão e Jardim do Afonso.

Foi igualmente criada uma horta solidária com cerca de 20 talhões individualizados, possuindo uma dimensão média de 50 metros quadrados.

O projeto de requalificação do Bairro do SAAL (excluindo o Parque Municipal do Pego Longo) está incluído na candidatura ao Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), no âmbito do programa Portugal 2020. Ver mais informação sobre o projeto cofinanciado AQUI”.

Para a elaboração do projeto foram consideradas as opiniões recolhidas junto da população e a participação Junta da União das Freguesias de Queluz e Belas.