Câmara de Sintra assinalou Dia do Município

No dia 29 de junho, Dia do Município, a Câmara Municipal de Sintra celebrou a data com a inauguração do Parque de Pego Longo, a entrega de medalhas de mérito e o tradicional desfile de marchas populares do concelho.

As comemorações do Dia do Município tiveram início com a cerimónia do Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, às 10h00.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, salienta que “a autarquia trabalha para a comunidade no presente, com os olhos postos no futuro, na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, num correto exercício das funções do Estado”.

“Desde o primeiro dia do mandato que apostamos no desenvolvimento inclusivo, o exercício de direitos sociais e não há democracia se áreas tão básicas como a saúde e educação não forem garantidas”.

“Por isso estamos a fazer um grande investimento nestas áreas, os três centros de saúde que começaram a funcionar esta sexta-feira são a prova disso, o novo hospital de Sintra é uma realidade. Também não podíamos deixar de intervir nas escolas, não podíamos deixar que chovesse dentro das salas de aulas, e investir nas escolas é investir na educação e a isto chama-se trabalhar pelo interesse coletivo de Sintra”, terminou o edil.

De seguida, Basílio Horta entregou medalhas de mérito municipal a 17 funcionários da autarquia, à Polícia Municipal de Sintra, ao Comandante dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, Luís Manuel Pimentel da Costa, ao Comandante dos Bombeiros Voluntários de Colares, Luís Manuel Martins Recto, a quatro agentes da Polícia de Segurança Pública da 66.ª Esquadra de Agualva-Cacém e a Rui Franco dos Santos, ex-presidente da Junta de Freguesia de Colares.

Também nos Paços do Concelho foi inaugurada a exposição “Um novo Tempo para a Saúde em Sintra”, que permite contemplar a evolução dos centros de saúde e do novo hospital de Sintra, que são pilares essenciais para uma melhor qualidade de vida dos munícipes.

No Parque da Liberdade foi descerrada a escultura evocativa a Jorge Telles de Menezes, poeta, jornalista, tradutor, cultor da palavra recitada e dramaturgo, falecido a 27 de agosto de 2018.

Basílio Horta salientou que “Sintra honra-se de homenagear pessoas ilustres, como é o caso de Jorge Telles de Menezes, uma mais valia para a cultura sintrense.”

A inauguração do Parque Municipal da Quinta do Pego Longo e da obra de requalificação do Bairro SAAL, em Belas, decorreu com a presença de dezenas de munícipes, que participaram nas diversas atividades que se realizaram ao longo do dia como zumba, jogos tradicionais, workshops e um almoço aberto à população.

Por fim, ao final do dia, o Terreiro Rainha D. Amélia, em frente ao Palácio Nacional de Sintra foi o palco privilegiado para a atuação de cinco Marchas Populares. As marchas da Sociedade Recreativa Desportiva e Familiar de São João das Lampas, da Associação Cultural, Social e Recreativa de Cabriz, do Grupo União Recreativo e Desportivo MTBA (Magoito, Tojeira, Bolembre e Arneiro dos Marinheiros), da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense e da Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pero Pinheiro fecharam com chave de ouro mais um dia de homenagem ao Santo Padroeiro de Sintra, São Pedro.