O planeamento do território, a economia e o sistema financeiro em debate em Sintra

olgacadaval 02

A Câmara Municipal de Sintra e a Associação dos Urbanistas Portugueses (AUP) promovem um seminário sobre as relações do planeamento urbanístico, com a economia do território e com o crédito hipotecário caucionado por ativos imobiliários e que está a fragilizar o sistema financeiro.

Este seminário que conta com a participação do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realiza-se no dia 15 de abril, a partir das 09h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

A atualidade do tema e a dimensão deste problema convocam à participação empenhada dos municípios, do Estado, das instituições financeiras, das empresas de construção civil ou de promoção imobiliária e dos urbanistas, na procura de soluções.

Só o estudo e a reflexão interdisciplinar contribuirão para o avanço do conhecimento teórico e prático do urbanismo, indispensável para criar uma relação socioterritorial harmoniosa, financeiramente segura e economicamente sustentável.

Os instrumentos de planeamento e gestão do território serão cada vez mais determinantes do valor do solo, ao interferirem na configuração dos usos e utilizações dos prédios e parametrização de índices.

Os planos ora restringem as possibilidades de urbanização e construção ora as potenciam, ou mesmo impõem a sua concretização. A economia do território desenvolve-se, assim, num complexo sistema de leis, diretivas e regulamentos que merecem atentas leituras e interpretações devendo prevalecer princípios de razão e de estética urbanística.

Programa AUP-2