O novo passe NAVEGANTE Família já está disponível

Entra em vigor esta segunda-feira, 22 de julho, o passe NAVEGANTE Família, que vai permitir que três ou mais elementos do mesmo agregado familiar paguem no máximo o valor de dois passes NAVEGANTE.

Esta medida foi anunciada a 1 de abril de 2019, data da alteração do sistema tarifárico na área metropolitana de Lisboa, com a criação dos novos passes NAVEGANTE, que  condições de deslocação das populações e um forte incentivo à utilização dos transportes públicos e da mobilidade sustentável.

O passe NAVEGANTE Família, vai permitir que três ou mais elementos do mesmo agregado familiar, com residência comprovada num dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), paguem, no máximo, o valor de dois passes NAVEGANTE:

• NAVEGANTE Metropolitano Família – com um custo mensal máximo de 80€ (valor de dois passes), permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os operadores/linhas dentro de todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

• NAVEGANTE Municipal Família - com um custo mensal máximo de 60€ (valor de dois passes), permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar todos os operadores/linhas dentro do limite geográfico do município selecionado pelo agregado familiar, de entre os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

Poderão beneficiar do NAVEGANTE Família ascendentes, descendentes e afins (avô, avó, pai, mãe, sogro, sogra, cônjuge, pessoa em união de facto, filhos, adotados, tutelados, netos) que, de acordo com a informação prestada à Autoridade Tributária (AT), integrem o agregado familiar do Requerente Responsável (um dos sujeitos passivos na declaração de IRS), e cuja morada fiscal se localize num dos 18 municípios da AML – Área Metropolitana de Lisboa.

Para usufruir do NAVEGANTE Família será necessário que todos os membros do agregado familiar (Requerente Responsável e os outros beneficiários) sejam titulares do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado e com foto).

O passe NAVEGANTE Família, poderá ser requerido a partir do dia 22 de julho de 2019 (segunda-feira), nos postos de atendimento dos operadores de serviço público de transporte regular de passageiros que serão indicados em breve em www.aml.pt e em www.portalviva.pt. No entanto, após o pedido, a ativação do NAVEGANTE Família pode demorar até 10 dias, estando sujeita à verificação do cumprimento das condições de acesso.

Para tal, o Requerente Responsável deve preencher o requerimento de Acesso (disponível em breve em www.aml.ptwww.portalviva.pt e nos balcões dos operadores de transporte indicados) e entregar a documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar. A documentação a entregar pode variar em função das características de cada agregado familiar.

A Câmara de Sintra investiu 3,9 milhões de euros na criação do passe único. O valor sobe para 4,5 milhões de euros anualmente a partir de 2020. “Esta medida vai aliviar as despesas mensais de centenas de milhares de pessoas e revolucionar a forma de mobilidade em Sintra e em toda a Área Metropolitana de Lisboa”, defendeu o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, acrescentando que a decisão, “viabiliza uma estratégia de desenvolvimento sustentável que vai melhorar, de forma muito significativa, a vida de todos que estudam, trabalham e vivem em Sintra”.

Este investimento do município de Sintra corresponde à necessidade de cofinanciamento, por parte dos municípios, do vasto conjunto de decisões com vista à melhoria da mobilidade e transportes, tendo sido definido um valor global de 31 milhões e 225 mil euros da responsabilidade dos municípios.

Linha de apoio ao utente: 210 118 218 (dias úteis das 09h00 às 19h00)

A atualização da informação poderá ser acompanhada em www.aml.pt/passepalavra

Consulte AQUI os postos para aquisição do NAVEGANTE Famílias.

Perguntas Frequentes AQUI.