Novos espaços públicos e concertos marcam as comemorações do 25 de Abril em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra vai assinalar os 45 anos do 25 de Abril com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, concertos e novos espaços públicos.

As comemorações começam logo na noite de 24 de abril, às 21h30, com um concerto pelo Grupo Real Companhia, no Parque Urbano Felício Loureiro, em Queluz.

Depois, no dia 25 de abril, às 10h00, nos Paços do Concelho, decorrerá o tradicional hastear da bandeira com a Banda Filarmónica de Montelavar. Às 10h40 vão ser entregues 15 medalhas de mérito municipal, de forma a agraciar pessoas singulares ou coletivas, por atos ou serviços considerados importantes, relevantes ou excecionais, de onde advenham assinaláveis benefícios para o renome do município.

Às 11h00, os claustros dos Paços do Concelho vão abrir portas para receber a exposição de fotografia "Como eu te vejo...Sintra", de Luís Rodrigues.

O 1º troço do Eixo Verde e Azul vai ser aberto ao público em Monte Abraão, às 11h30. Integrado num percurso de 4,5 quilómetros, este troço comtempla um anfiteatro (junto à estação da CP de Queluz/Belas) onde será apresentado um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica de Nª Srª da Fé de Monte Abraão.

À tarde, pelas 15h00, será inaugurado o novo Polidesportivo de Fitares, na Rinchoa, cuja intervenção teve como objetivo dotar a infraestrutura de condições adequadas à prática desportiva, nomeadamente a colocação de cobertura, permitindo que se realizem atividades desportivas diurnas e noturnas, durante todo o ano.

Na Serra das Minas, às 16h00, será aberto ao público o Parque Linear da Ribeira da Laje, ao longo da ribeira entre Algueirão/Mem Martins e o Parque Urbano da Serra de Minas, conectando Mem Martins e Rio de Mouro, numa área total de intervenção de 13,5 hectares, criando assim um reforço das centralidades urbanas.

Às 16h30, realiza-se um concerto no anfiteatro do Parque Urbano da Serra de Minas com a Banda Filarmónica de São Bento de Massamá "Filarmoniartes".

Por fim, às 20h00, o Terreiro Rainha Dona Amélia, junto ao Palácio Nacional de Sintra, é palco para o Concerto da Liberdade, com Fernando Pereira e convidados.

Todos os concertos são de entrada livre.