![](/images/01-CMS2018/noticias/2025/02/banner_Erequ_av_antonioenes.png)
Município de Sintra investe mais de 1 milhão de euros em reabilitação urbana
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a abertura de um concurso público para a adjudicação da empreitada de requalificação da Avenida António Enes, na União das Freguesias de Queluz e Belas, num investimento de 1 milhão e 347 mil euros.
Esta empreitada, a realizar na Avenida António Enes e nos acessos sul da estação ferroviária de Queluz ao Mercado Municipal de Queluz e futura Loja do Cidadão, tem como objetivo melhorar a qualidade do espaço público periféricos, por via da atualização e renovação das infraestruturas existentes, promovendo a requalificação do tecido urbano e dos espaços públicos e de lazer da freguesia.
Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “o investimento no espaço público é uma estratégia de reforço da qualidade de vida de quem vive e trabalha em Sintra”, salientando que “esta requalificação contribuirá de forma significativa para a melhoria do ambiente urbano e da qualidade do espaço público”.
O projeto de requalificação, integrado na área de Reabilitação Urbana de Queluz e Belas, será desenvolvido em duas fases. Na Fase 1, as obras decorrerão na Avenida António Enes, praça sul em frente à estação ferroviária de Queluz e o troço da Rua Dona Maria I. Na Fase 2, as intervenções terão lugar na Rua Mateus Vicente de Oliveira.
A requalificação inclui a redefinição do perfil viário e pedonal; a criação de uma nova imagem para a praça sul da estação, com a introdução de acessos para mobilidade condicionada na Rua D. Maria I; a substituição de pavimentos; colocação de sinais de trânsito; criação de novos espaços de estadia; renovação do sistema de iluminação pública e das redes de abastecimento de água; renovação das redes de drenagem de águas domésticas e de águas pluviais; e substituição dos pontos de recolha de resíduos urbanos (RSU) por novos equipamentos.
Com um prazo de execução de 365 dias, a empreitada, levada a cabo pela Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra, representa para a autarquia um investimento de 1 milhão e 176 mil euros e de 170 mil euros para os SMAS de Sintra.