Câmara Municipal de Sintra investe na modernização do Posto Territorial de Sintra da GNR

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um apoio financeiro no valor de 657 mil euros para a reabilitação e ampliação das instalações do Sub-destacamento Territorial de Sintra da Guarda Nacional Republicana (GNR). 

Este investimento reflete o compromisso da autarquia em garantir que as forças de segurança disponham de instalações adequadas e modernas, essenciais para o desempenho eficaz das suas funções e para a segurança da comunidade.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, destacou que “o investimento nas forças de segurança passa necessariamente pela adequação e melhoria das suas instalações, fundamentais para o cumprimento das respetivas missões e para enfrentar os desafios cada vez mais exigentes da sua atividade”.

A empreitada tem como objetivo promover uma melhoria geral das instalações, incluindo intervenções para otimização das condições de atendimento ao público e para proporcionar melhores condições de trabalho e descanso aos militares. As atuais instalações, situadas na Rua João de Deus, em Sintra, foram comodatadas pelo município de Sintra à GNR através do contrato nº 6/2010, de 5 de fevereiro, e necessitam da devida reabilitação e ampliação.

Os trabalhos de reabilitação visam melhorar as condições de utilização tanto para os utilizadores quanto para os militares. A zona de atendimento será completamente remodelada, com a criação de uma instalação sanitária para o público, contígua à sala de espera, de forma a melhor delimitar as zonas de acesso ao público das zonas de acesso restrito. O espaço de refeição dos militares será remodelado e será instalado um edifício pré-fabricado para instalação de camaratas e balneários.

Além disso, a cobertura em fibrocimento será substituída, bem como as janelas em madeira. Os espaços desocupados pela instalação do edifício pré-fabricado serão reafectados, e o edifício será beneficiado com a substituição de tetos falsos, pavimentos, pinturas interiores, e a requalificação da rede elétrica e de telecomunicações.

Este investimento reflete a criação de sinergias entre o Município de Sintra e a Guarda Nacional Republicana, permitindo uma colaboração profícua em prol da manutenção da segurança e da ordem pública no território.

Em matéria de segurança pública, recorde-se que, em janeiro de 2024, a Câmara Municipal de Sintra aprovou a cedência do imóvel municipal "Quinta da Fidalga”, em Agualva, pelo prazo de 30 anos à Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e à Policia de Segurança Pública (PSP) que irá permitir reunir naquele local os serviços de Divisão Policial de Sintra, da Esquadra do Cacém, da Esquadra de Investigação Criminal, da Esquadra de Trânsito, da Esquadra de Intervenção e do Espaço Acolher da Esquadra de Mira Sintra. 

De igual modo, em 2019, a Câmara Municipal de Sintra entregou 12 carros-patrulha à Guarda Nacional Republicana e à Polícia de Segurança Pública, num investimento total de 276 mil euros.

 

 

Image